domingo, 14 de abril de 2024

Jeremias 1:5

Jeremias 1:5 "Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. "


Jeremias que significa “elevado pó Deus” é filho do sacerdote Hilquias, natural de Anatote na terra de Benjamim. Ele poderia ter exercido o oficio sacerdotal que lhe proporcionaria prestigio e segurança em Israel, todavia, ele é surpreendido pela palavra do Senhor que o diz: 


“Antes que te formasse no ventre te conheci,”. 

Deus diz a Jeremias que já o conhecia antes que fosse formado no ventre da sua mãe. Para lhe mostrar que aquele que o chama é o mesmo que o trouxe a existência: “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho...” (Romanos 8:29) O criador sabe o uso que fera de cada homem antes de forma-lo: “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém” (Romanos 11:36). Ele fez todos para si mesmo do mesmo barro, uns para honra e outros para desonra: “Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? “ (Romanos 9:21) 


“..., e antes que saísses da madre, te santifiquei;” 

Antes de o profeta nascer Deus já o tinha santificado, ou seja, o separado para um fim. Como fez com o Apóstolo Paulo: “Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça” (Gálatas 1:15). Mesmo Jeremias esperando ser um sacerdote Deus deixa claro a ele que nos seus pensamentos ele nasceu para ser  um profeta: “Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido” (Jó 42:2). 


“... às nações te dei por profeta.” 

Ele foi dado ou chamado como profeta as nações. Nações indica a universalidade da profecia de Jeremias. Ele seria e foi um profeta para sua nação (Judá), mas foi para todo o Israel e para os demais povos da sua época, ele deveria com suas profecias fazê-los beber do cálice do Senhor: ”Porque assim me disse o Senhor Deus de Israel: Toma da minha mão este copo do vinho do furor, e darás a beber dele a todas as nações, às quais eu te enviarei. Para que bebam e tremam, e enlouqueçam, por causa da espada, que eu enviarei entre eles. E tomei o copo da mão do Senhor, e dei a beber a todas as nações, às quais o Senhor me enviou” (Jeremias 25:15-17). Por ser um profeta literário, Jeremias ainda pode ser considerado um profeta das nações e continua apelando a todos os seus leitores que prestem atenção aos seus escritos. 

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
3/11/2023 

FONTES:  

GABY, Wagner. Até os confins da terra – Pregando o evangelho a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.  

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Livros Proféticos. Rio de Janeiro: CPAD, 2012. 

HARRISSON, R, K. Jeremias e Lamentações – Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário