domingo, 14 de abril de 2024

Eclesiastes 12.1

Eclesiastes 12.1 "Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; "


"Lembra-te também do teu Criador "

O pregador fecha o seu sermão dos eu livro com uma exortação aos jovens, para que comecem cedo a buscar ao Senhor, antes das adversidade da velha idade e da enfermidade. Ela exorta os jovens a Lembrar do criador. Lembrar quer dizer: não esquecer, recordar; fazer um memorial. O próprio povo de Deus não pensa nele como deveria: "Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o Senhor tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim. O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende" (Isaías 1:2,3)

No original a palavra "Criador" está no plural. Para nós cristãos isso pode significar uma referência a Trindade. Pois as três pessoas da trindade participam dos atos criativos:

Pai: "E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou" (Gênesis 1:27).

Filho: "Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem ele nada do que foi feito se fez" (João 1:3) 

Espírito Santo: "O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida" (Jó 33:4) 


“... nos dias da Tua mocidade”

Porque é importante lembrar de Deus nesses dias? O apóstolo João escreve aos jovens: "Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo" (1 João 2:14-16)

O jovem devem se lembrar do Criador nos dias da sua força: "porque sois fortes”. Essa força significa força física, saúde perfeita, e também força espiritual (condicional). O jovem é um soldado hábil no acampamento militar de Cristo.

O jovem devem se lembrar do Criador porque nesses dias “a palavra de Deus está em vós”. Lembrando que isso depende da postura desse jovem, mas eles possuem condição para buscar ao Senhor. E essa é a condição para vencer satanás: "Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra" (Salmos 119:9)

O jovem devem se lembrar do Criador porque ele “já vencestes o maligno”. O jovem que guarda a palavra de Deus no coração venceu o maligno. "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tiago 4:7). Para isso ele deve atentar para palavra de Deus que diz: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite" (Salmos 1:1,2) 

Entretanto o jovem não deve ser orgulhar para não cair na tentação do diabo: "Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo" (1 Timóteo 3:6), pois é fácil se orgulhar quando se é jovem e prospero. Através do profeta Jeremias Deus diz: "... se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor" (Jeremias 9:23,24)


"... antes que venham os maus dias, " 

Segundo o contexto os maus dias refere-se à idade avançada, dias de doença e morte: "E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu" (Eclesiastes 12:7). Até o verso 6 temos uma descrição dos sintomas das doenças causadas pelos dias de peregrinação nessa terra.

Matthew Henry escreve: Se lembrarmos de Deus apenas na velhice não haverá louvor por nós deixarmos os prazeres do pecado quando eles próprios tiverem nos deixados. Como poderemos esperar que Deus nos ajude quando velhos, se não queremos servi-lo enquanto somos jovens.


"... e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; "

Dias sem contentamento são dias sem prazer. Porém é muita ingratidão dar a nata dos nossos dias ao diabo e reservar o farelo e o refugo para Deus. Que venhamos a apreender com o salmista que diz: "Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as tuas maravilhas. Agora também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração" (Salmos 71:17,18) 

O ancião que teme a Deus achará nele contentamento: "Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão" (Isaías 40:31)


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
26/5/2021

FONTES:

HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry - Jó a Cantares. Rio de Janeiro CPAD, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário