segunda-feira, 15 de abril de 2024

1 João 2.14

1 João 2.14 "Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno."

O autor divide os seus leitores em três grupos, que denomina filhinhos, pais e jovens, e a cada grupo se dirige duas vezes. Ele está indicando, não as suas idades físicas como pensam alguns, mas estágios em seu desenvolvimento espiritual, pois a família de Deus, como toda família humana, tem membros de diferente maturidade.

Os filhinhos são os recém-nascidos em Cristo. Os jovens são cristãos mais desenvolvidos, fortes e vitoriosos na luta espiritual; enquanto que os pais possuem a profundidade e a estabilidade da experiência cristã amadurecida.


"Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio.

Os pais, a quem João se dirige agora, são os espiritualmente adultos da congregação. Os pais progrediram muito rumo a uma profunda comunhão com Deus. Nas duas vezes em que se dirige a eles, João emprega palavras idênticas: conheceis aquele que existe desde o princípio. 

O verbo é o mesmo que foi empregado quanto aos filhinhos. Todos os cristãos, maduros e imaturos, vieram a conhecer a Deus. Mas o seu conhecimento de Deus amadurece com o passar dos anos. Os filhinhos conhecem-no como o Pai; os pais vieram a conhecê-lo como aquele que existe desde o princípio, provavelmente uma referência, não ao Logos (João 1:1 e João 1:1), mas ao imutável e eterno Deus que não muda, como os homens mudam, com o avançar dos anos, mas que é para sempre o mesmo. 

O tempo passa veloz, mas em todas as gerações eles encontram refúgio naquele que de eternidade a eternidade é Deus (Salmo 90:1, 2; Malaquias 3:6). Já estão vivendo conscientemente na eternidade.


"Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes,"

Entre os filhinhos e os pais estão os jovem , ativamente envolvidos na batalha do viver cristão. A vida cristã, pois, não é só gozar o perdão e a comunhão de Deus, mas combater o inimigo.

João afirma aos jovens a sua força: "porque sois fortes”. Essa força significa força física, saúde perfeita, e também força espiritual. O jovem é um soldado hábil no acampamento militar de Cristo. Sobre ele estará a maioria do trabalho na congregação.


"... e a palavra de Deus está em vós,"

O jovem devem se lembrar que “a palavra de Deus está nele”. Lembrando que isso depende da postura desse jovem, mas eles possuem condição para buscar ao Senhor.  Para isso ele deve atentar para palavra de Deus que diz: 

"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite" (Salmos 1:1,2) 


"... e já vencestes o maligno."

O jovem que guarda a palavra de Deus no coração venceu o maligno. "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tiago 4:7). E essa é a condição para vencer satanás: "Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra" (Salmos 119:9)

Entretanto o jovem não deve ser orgulhar para não cair na tentação do diabo: "Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo" (1 Timóteo 3:6), pois é fácil se orgulhar quando se é jovem e prospero. Através do profeta Jeremias Deus diz: "... se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor" (Jeremias 9:23,24)


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
16/4/2024

FONTES:

STOTT, As epístolas de João – Série Cultura Bíblica. São Paulo, Mundo Cristão e Vida Nova, 1982.

HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry - Jó a Cantares. Rio de Janeiro CPAD, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário