segunda-feira, 15 de abril de 2024

Mateus 3.2

Mateus 3.2 "E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus."


"E dizendo: Arrependei-vos, "

João, o batista, inicia aqui a sua obra à obra. Ele é descrito pelo evangelista como a “voz do que clama no deserto” para que as pessoas preparem o caminho do Senhor que agora está próximo. João clamava as pessoas dizendo: “Arrependei-vos”. 

De acordo com A.T. Robertson há certa complexidade envolvendo a tradução desse termo. João Batista não está chamando as pessoas para “sentir tristeza de novo” (do latim repoenitet, o que a Vulgata Latina traduz o grego como “fazer penitência”), mas para mudar de atitude mental e conduta. A tradução Siríaca Antiga é a que melhor se expressa: “Voltar”. Esta é a grande palavra de João Batista.

Essa palavra indica mudança de opinião, o que, por sua vez, leva a mudança de vida. João Batista era um novo profeta, que voltou à chamada dos antigos profetas: “Torne” (Isaías 55.7), “convertei-vos” (Ezequiel 33.11; Joel 2.12), “restituindo” (Ezequiel 33.15).

Arrepender-se é uma necessidade absoluta para quem deseja entrar no reino dos céus. A mensagem da pregação de Jesus, mais tarde, aprimoraria essa proclamada por João Batista: “E dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho (Marcos 1.15). E mais tarde seria proclamada por seus próprios discípulos:  “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam” (Atos 17:30).

"... porque é chegado o reino dos céus."


João anuncia que o Reino dos céus é chegado. Os profetas do Antigo Testamento anunciaram que chegaria no tempo certo de Deus. Como arauto do novo dia, João Batista proclama que estava se aproximando. O quanto estava próximo, ele não diz, mas com certeza ele quer dizer que estava muito perto suficientemente perto para que se pudessem ver os sinais e a prova. 


O Reino dos céus seria estabelecido pelo Messias de forma invisível na Igreja. O reino divino pode ser visto nos corações e nas vidas de todos aqueles que o hoje aceitam: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” (João 3:5).

Os outros Evangelhos usam “o Reino de Deus”, como às vezes Mateus também usa. Mateus menciona “o Reino dos céus” mais de trinta vezes. João Batista quer dizer “o reinado de Deus”, não a organização política ou eclesiástica que os fariseus esperavam: “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Romanos 14:17). Mas uma poderosa transformação que reflete em toda a realidade à nossa volta.

No Reino dos céus, a vontade do Pai é conhecida e deve ser praticada. Fazer continuamente a vontade de Deus, nesse Reino, deve ser a nossa maior prioridade, não importando os obstáculos “pois que por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus” (Atos 14.22). O Reino dos céus e sua justiça devem ser o nosso anseio e alvo principal: ”Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
16/04/2024


FONTES:

GONÇALVES, José. O Corpo De Cristo – Origem, Natureza e Missão da Igreja no Mundo. Rio de Janeiro CPAD, 2023.

PEARLMAN, Myer. Marcos: O evangelho do servo de Jeová. Rio de Janeiro CPAD, 2005.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200506_01.pdf

ROBERTSON, A. T. Comentário Mateus & marcos à luz do novo testamento grego. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário