(Texto Áureo) “Então, disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da Lei na Casa do Senhor. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu. ” (II Reis 22.8).
“Então, disse o sumo sacerdote
Hilquias ao escrivão Safã: ” Josias mandou que arrecadassem dinheiro do povo
para a reparação do Templo, que, desde a época de Ezequias, não havia passado por
reformas substanciais. Por isso o rei mandou ao escrivão Safã ao sacerdote
Hilquias para que tomasse o dinheiro que se trouxe à casa do Senhor. Sobre
Hilquias e Safã:
1. Hilquias significa “Javé é a minha porção”, refere-se ao sumo sacerdote em
Jerusalém, filho de Salum e descendente de Zadoque que exerceu ministério nos
dias do rei Josias. Foi também um ancestral de Esdras (I Crônicas 6.13; 9.11;
Esdras 7.1). Foi em parte sob a sua liderança que o grande avivamento teve
lugar durante o reinado de Josias.
2. Safã - filho de Azalias, filho de Mesulão. Era um oficial
proeminente na corte do rei Josias, cujos filhos e netos também estavam
envolvidos nos eventos dos últimos dias de Judá. Safã, o “escriba” de Josias,
com toda probabilidade, desempenhou simultaneamente a função de secretário
particular do rei, e secretário de estado, pois ele parece ter estado envolvido
oficialmente em muitas destas atividades. Muitos descendentes de Safã são
citados nas escrituras: Seu filho Aicâo, juntamente Safã e com outros, foram
consultar a profetisa Hulda a respeito de seu procedimento. Este mesmo Aicão, protegeu
o profeta Jeremias da morte: “Porém a mão de Aicão, filho de Safã, foi com
Jeremias, para que o não entregassem na mão do povo, para ser morto.” (Jeremias
26.24). Foi nas câmaras de um outro filho de Safã, Gemarias, que Baruque leu o
rolo de Jeremias ao povo e Miquéias, filho de Gemarias, relatou a profecia a
seu pai (Jeremias 36.10-12). Pelas mãos de Elasa, filho de Safã, e de Gemarias
filho do sumo sacerdote Hilquias, (Jeremias 29.3) Jeremias enviou sua carta aos
cativos na Babilónia. A linhagem desta família ilustre termina com Gedalias,
filho de Aicão e neto de Safã, que foi indicado para governador de Judá depois
da queda de Jerusalém, e a quem foi confiado o cuidado para com o profeta
Jeremias (2 Reis 25,22; 41.2)
“Achei o livro da Lei na Casa do
Senhor. ” Durante a reparação do Templo, Hilquias descobriu "o livro da
Lei na casa do Senhor". Alguns pensam que esse livro fosse o autógrafo, ou
o manuscrito original, dos cinco livros de Moisés, escritos por sua própria
mão. Outros pensam que fosse uma cópia antiga e autêntica. É mais provável que
fosse aquele que, por ordem de Moisés, foi colocado no Santo dos Santos (Deuteronômio
31.24ss.): 1. Parece que esse livro da Lei estava perdido. Talvez ele tivesse
se perdido por descuido e negligência, jogado em um canto (como alguns jogam
suas Bíblias) por aqueles que não conheciam o seu valor, e esquecido ali. Ou
ele foi maliciosamente escondido por algum dos reis idólatras, ou seus agentes,
os quais foram impedidos pela providência de Deus ou por suas próprias
consciências, de queimá-lo e destruí-lo, mas o encobriram, na esperança de que
nunca visse novamente a luz. Ou, como pensam alguns, foi cuidadosamente
guardado por alguns de seus amigos, para que não caísse nas mãos dos seus
inimigos. Quem quer que fosse o instrumento da sua preservação, nós devemos
reconhecer que a mão de Deus estava com ele. Se essa era a única cópia
autêntica do Pentateuco que então existia, que (como eu posso dizer) escapou
por pouco de perecer, eu admiro os corações de todas as boas pessoas que não
tremeram por aquele tesouro sagrado como o tremor de Eli pela arca, e tenho
certeza de que agora temos razão para agradecer a Deus, de joelhos, por aquela
feliz providência pela qual Hilquias encontrou esse livro nesse tempo,
encontrou-o quando não o buscava (Is 65.1). Se as Sagradas Escrituras não
fossem de Deus, elas não existiriam hoje. O cuidado que Deus tem pela Bíblia é
uma clara indicação de seu interesse nela.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
01/10/2021
Fontes:
POMMERENING, Claiton, Ivan. O Plano de Deus para Israel em
meio a infidelidade da nação – As correções e os ensinamentos divinos no
período dos reis de Israel. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.
HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Livros Históricos. Rio
de Janeiro: CPAD, 2010.
WISEMAN, Donald J. I e II Reis Introdução e Comentário-
Serie Cultura Biblica. Vida Nova, 2006.
PFEIFFER, Charles F.; REA, VOS, Howard F.; REA, John. Dicionário
Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
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