segunda-feira, 3 de novembro de 2025

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 3 DE NOVEMBRO DE 2025 (1 Timóteo 1:5,19)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
3 DE NOVEMBRO DE 2025
FÉ E CONSCIÊNCIA PURA DEVEM CAMINHAR JUNTAS

1 Timóteo 1:5, 19 “Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.[...] Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.”

 

“Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro,”

A Palavra de Deus tem por finalidade a transformação espiritual do ser humano. Esse é o fim do “mandamento” ou o propósito do ensino cristão. Provocar mudança eficaz no interior do homem. Paulo expressa bem essa transformação em 2 Coríntios 5.17: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”

Esse ensino (mandamento) não produz efeito superficial, mas profundo, e isso resulta no “amor de um coração puro”. Esse amor, que se revela num “coração” puro, não é qualquer tipo de “amor”, mas o verdadeiro amor cristão, que deriva do amor Àgape, ou amor de Deus. É uma amor sacrificial que se concretiza, ou se materializa, não em teoria, mas num viver santo e puro, conforme a Palavra de Deus. É o amor que faz o crente amar a Deus em primeiro lugar, e “ao próximo como a si mesmo” (Lucas 10.27).

Jesus refere-se aos que têm “coração puro”. São os “limpos de coração, porque eles verão a Deus” (Mateus 5.8). Na Escritura, o coração é o centro e a fonte da totalidade da atividade mental e moral do homem; se ali faltar pureza, obviamente não pode irradiar o amor cristão.

 

“... e de uma boa consciência,”

A segunda evidência desse “mandamento” é “uma boa consciência” cristã. No vernáculo, consciência significa “conhecimento, ciência”. A consciência é a capacidade ou sede da consciência moral, comum a todas as pessoas (Romanos 2.15; 2 Coríntios 4.2). Seu significado básico é a percepção interior que o homem tem da qualidade moral das suas próprias ações. Esse termo, e essa idéia eram populares entre os estóicos, parece que Paulo o tomou emprestado do seu meio-ambiente gentio.

A consciência natural do homem não salvo é influenciada por muitos fatores, tais como sua origem, sua história e suas experiências. Mas a consciência cristã é a convicção interior da condição cristã, na comunhão com Cristo. E o sentimento de firmeza de pensamento; é a certeza da comunhão com Deus. É chamada “boa consciência” no andar com Deus (Atos 23.1; 1 Pedro 3.21); é “ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens” (Atos 24.16); é a “voz interior”, que acusa ou defende cada pessoa (Romanos 2.15); é a consciência que leva o crente a obedecer a Deus, independentemente de quem quer que seja (Romanos 13.5); é o testemunho interior da conduta do crente (2 Coríntios 1.12); é a consciência do crente que serve a Deus com pureza (2 Timóteo 1.3).

Os falsos mestres, que perturbaram a igreja em Éfeso, não tinham essa “boa consciência” cristã. Eles certamente falavam, ensinavam e agiam conforme a consciência deles (2 Timóteo 4.1); todavia, eram hipócritas e falavam mentiras pois tinham “cauterizado a sua própria consciência” (2 Timóteo 4.2).

 

“... e de uma fé não fingida.”

A consciência cristã está vinculada com a fé, visto que pelo batismo o cristão recebeu perdão pelos seus pecados, e pelo influxo do Espírito Santo passa por aquela “renovação da mente” que o capacita a “experimentar qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).

A fé não fingida é terceiro resultado fim do mandamento, ou da Palavra de Deus, na vida do crente. Tem o sentido de fé sincera, autêntica, verdadeira. É a “fé que um a vez foi dada aos santos” (Judas 3). No dizer de Paulo, os falsos mestres queriam ser doutores da lei e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam: “Ninguém vos domine a seu arbítrio com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando em vão inchado na sua carnal compreensão” (Colossenses 2:18). Por isso mesmo, davam-se a fábulas e a genealogias intermináveis (1 Timóteo 1.4), com o que se embaraçavam e embaraçavam seus ouvintes.

 

“Conservando a fé, e a boa consciência,”

Paulo encarregou Timóteo de ficar em Éfeso para advertir alguns que não ensinassem outra doutrina (v.3). Timóteo então nas palavras de Paulo estava ali para militar boa milícia (v.18). Os meios para se atingir esse alvo seria “conservar a fé e a boa consciência”.

A “fé que um a vez foi dada aos santos” (Judas 3). Deve ser conservada através da palavra de Deus: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10.17). Pois a Palavra de Deus edifica a fé (Romanos 10:17). Como somos justificados pela fé (Romanos 5:1, 2; Gálatas 3:26, 27) e andamos por ela fé (2 Coríntios 5:7) através dela vencemos o mundo pela fé (1 João 5:4) e assumimos a natureza de Cristo (Gálatas 2:20). Não é de admirar que Paulo quisesse que Timóteo guardasse a fé! Todo evangelista precisa gerir sua vida e ministério na arena da fé edificada na Palavra.

Quando se mantém a fé, constrói-se a consciência boa. A consciência boa é: “uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens” (Atos 24.16); é a “voz interior”, que acusa ou defende cada cristão (Romanos 2.15); ela leva o crente a obedecer a Deus (Romanos 13.5); é o testemunho interior da conduta do crente (2 Coríntios 1.12); é a consciência do crente que serve a Deus com pureza (2 Timóteo 1.3). A consciência não conservada pode se tornar “cauterizada” ou “ferreteada” (1 Timóteo 4:2) ou “corrompida” (Tito 1:15).

 

 “... a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.”

Senão mantermos a nossa fé e nossa boa consciência nossos pés logo se desviarão para a direção errada (Jeremias 10:23). E desviaremos os nossos ouvidos da verdade e voltaremos às fábulas (2 Timóteo 4.4). Poderemos assim “naufragar na fé”. O fato de alguns terem “naufragados na fé” não só evidencia o fracasso pessoal deles, como também lança um protesto contra a teoria de “uma vez salvo, sempre salvo”, ou “uma vez na fé, sempre na fé”. (1 Timóteo 4:1; Gálatas 5:4).

Assim, se não levarmos em conta a voz da consciência, permitindo que o pecado permaneça não confessado e não perdoado, a nossa fé não terá vida longa. Todo aquele cuja consciência tenha sido tão manipulada a ponto de tornar-se insensível acha-se em grande perigo. É com intensa força que de Paulo denuncia a oportunidade que esses dois homens, Himeneu e Alexandre (v.20) tiveram de permanecer fiéis! Eles repudiaram as influências divinas e humanas que lhes foram oferecidas com amor.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
01/11/2025

FONTES:)

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

KELLY, John N. D. I e II Timóteo e Tito: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova e Editora Mundo Cristão, 1983.

RENOVATO, Elinaldo. As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200311_03.pdf 

 

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