Efésios 3:16 “Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior;”
“Para que, segundo as riquezas da sua glória,”
Paulo manifesta o desejo de que Deus atenda às suas súplicas “segundo as riquezas da sua glória”. A expressão "riquezas da glória" revela a fonte e indica o depósito de tesouros espirituais. Curtis Vaughan diz que o apóstolo tinha em mente os ilimitados recursos que estão disponíveis a Deus.
Podemos fazer pedidos audaciosos a Deus, pois, seus recursos são inesgotáveis. Paulo pede ao Pai Celestial que essas riquezas sejam dadas aos efésios. Quais são as riquezas desse tesouro espiritual? Paulo pediu tanto quanto tinha conhecimento em sua revelação. Ele não foi mesquinho na petição, mas sua fé alcançava uma visão maior: pediu o melhor, pediu as "riquezas da sua glória".
“... vos conceda que sejais fortalecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior;”
Paulo orou para que o poder ilimitado de Deus fosse liberado através do Seu Espírito, a fim de fortalecer os efésios internamente. Esse poder é concedido pelo Espírito. A presença do Espírito na vida é a evidência da salvação (Romanos 8.9), mas o poder do Espírito é a evidência da capacitação para testemunhar (Atos 1.8). Jesus realizou seu ministério na terra sob o poder do Espírito Santo (Lucas 4.1,14; Atos 10.38).
“O homem interior” é a parte do cristão que se relaciona com Deus. É a parte humana que nos permite “ter prazer na lei de Deus” (Romanos 7:22) e que é transformada pela renovação da mente (Romanos 12:2), dia a dia (2 Coríntios 4:16). “O homem interior” é “renovado no espírito” da mente como nova criação de Deus em Cristo (Efésios 4:23, 24). Ele é o ser espiritual que cresce à imagem de Deus (Colossenses 3:10) e que precisa de fortalecimento a fim de cumprir o propósito que Deus designou à igreja.
O espírito do homem, por si só, não tem poder de vencer os ataques malignos (Efésios 6.10-12), mas transformado e corroborado (vestido) com o poder do Espírito Santo, ele pode vencer todo o mal. Esse "poder do Espírito" significa força e energia para lutar contra os ataques satânicos e para servir melhor ao Senhor. Isso é o fortalecimento espiritual do "homem interior", da nova natureza recebida através do novo nascimento (2 Coríntios 5.17). O poder da carne só poderá ser detido pelo poder do Espírito (Gálatas 5.16,17).
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
02/10/2025
FONTES:
QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201306_08.pdf
LOPES, Hernandes Dias. Efésios: igreja, a noiva gloriosa de Cristo. São Paulo: Hagnos, 2009.
LLOYD-JONES, D. M. As Insondáveis Riquezas de Cristo: exposição sobre Efésios 3. 1. ed. português. São Paulo, SP: PES, 1992
Cabral, Elienai. Comentário Bíblico: Efésios - 3a Ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 1999
Nenhum comentário:
Postar um comentário