domingo, 1 de junho de 2025

Lição 10: A promessa do Espírito - 2 Trimestre de 2025.


TEXTO ÁUREO

“ E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.” (João 20.22)

 

“ E, havendo dito isso, “

Jesus ressurreto apareceu aos seus discípulos e lhes saudou duas vezes dizendo: “Paz seja convosco” (João 20:19,21). Isso justificou suas próprias palavras aos discípulos antes de sua morte: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14:27).

Após lembra-los dessa Paz Cristo os comissionou: “assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós” (João 20:21). Jesus havia nesse sentido já orado ao pai: “Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo” (João 17:18). Após a dupla saudação e comissão Jesus assoprou sobre eles.

 

“...assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. ”

Apesar de Cristo haver soprado sobre os discípulos dizendo: “Recebei o Espírito Santo” (João 20:22), Ele ainda não havia sido plenamente derramado.  João explica isso no seu evangelho após as palavras de Jesus:  Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado” (João 7:38,39). O próprio Cristo havia colocado essa condição: “Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei” (João 16:7).

O Espírito Santo desceu sobre eles com poder. Esse fato que se cumpriu em Atos 2.2-4: “E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (Atos 2:2-4). O poder do Espírito Santo capacitou os discípulos a falar novas línguas. Isso também é chamado por Lucas de revestimento de poder: “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lucas 24:49).

Os discípulos de Cristo, após receberem a promessa do Espírito, saíram ousadamente a pregar a Palavra de Deus (Atos 4.13). Antes, eram tímidos e temerosos, porém, após o revestimento de poder, passaram a proclamar audaciosamente o Evangelho de Cristo e a realizar sinais, milagres e maravilhas (Atos 2.14-40; Atos 3.1-10).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
27/5/2025

FONTES:

CABRAL, Elienai. E o Verbo se fez Carne – Jesus sob o olhar do apóstolo do amor. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

https://textoaureoebd.blogspot.com/search?q=Recebei+o+Esp%C3%ADrito+Santo


Nenhum comentário:

Postar um comentário