sábado, 7 de setembro de 2024

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 07 DE SETEMBRO DE 2024 (Ester 5.2)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
07 DE SETEMBRO DE 2024
O REI ASSUERO VIU ESTER E ESTENDEU O SEU CETRO, DISPOSTO ATENDER-LHE

Ester 5.2 “E sucedeu que, vendo o rei a rainha Ester, que estava no pátio, ela alcançou graça aos seus olhos; e o rei estendeu para Ester o cetro de ouro, que tinha na sua mão, e Ester chegou, e tocou a ponta do cetro.”

 

E sucedeu que, vendo o rei a rainha Ester, que estava no pátio, ela alcançou graça aos seus olhos;”

Apesar dos temores de Ester por causa da sentença de morte que havia para quem se apresentasse junto ao Rei sem ser chamado: “Todos os servos do rei, e o povo das províncias do rei, bem sabem que todo o homem ou mulher que chegar ao rei no pátio interior, sem ser chamado, não há senão uma sentença, a de morte” (Ester 4.11).

Ester alcançou graça aos olhos do rei. Normalmente o temor do Senhor produz isso. Ester já havia alcançado graça diante dele, também diante dos olhos do eunuco do rei, Hegai, e diante das demais virgens que com ela disputavam a coroa: “e alcançava Ester graça aos olhos de todos quantos a viam” (Ester 4.15). Isso porque o Senhor estava com ela.

Ester também havia oferecido a Deus um jejum coletivo de três dias por essa causa: “Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci” (Ester 4.16). O jejum que Deus quer nós é aquele que vem fruto da humildade.

O próprio Jesus disse que há certos pedidos certas orações que só conseguiremos somados a jejum e oração (Mateus 17.20). Jejuar nos ensina a confiar mais em Deus e no seu auxílio do que nas nossas forças. Só Deus pode nos dar graças.

 

“... e o rei estendeu para Ester o cetro de ouro, que tinha na sua mão, e Ester chegou, e tocou a ponta do cetro.”

O acesso ao rei era estritamente controlado, como todos sabiam. Como todo chefe de estado, Assuero precisava ser protegido tanto de atentados contra a sua vida, quanto de amolação com os problemas das pessoas. Porém, quando ele pousou os olhos na rainha Ester, e em toda a sua beleza real, raciocinou que só algum problema momentoso a teria induzido a aparecer diante dele sem ser chamada, estendeu para ela o cetro de ouro.

Nesse momento o coração do rei Assuero estava no lugar certo: “Como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor; este, segundo o seu querer, o inclina" (Provérbios 21.1). O movimento do rei com o seu cetro indica que Ester deve aproximar-se e tocar a sua ponta, para significar a sua aceitação da mercê real como de fato ela o fez.

Relevos persas retratam “o rei segurando um cetro, uma estaca fina do cumprimento aproximado do seu corpo com uma saliência na ponta”. Nesse gesto de Assuero estender o cetro, a vida de Ester foi poupada; a primeira parte do plano da rainha fora bem sucedida.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
22/8/2024

FONTES:

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

BALDWIN, Joyce G. Ester – Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1986.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201803_06.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário