quinta-feira, 12 de setembro de 2024

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 12 DE SETEMBRO DE 2024 (1 Pedro 2.17)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
12 DE SETEMBRO DE 2024
HONRAR OS QUE SÃO DIGNOS DE HONRA AGRADA A DEUS

1 Pedro 2.17 “Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.”

 

Honrai a todos.”

Sendo o bom professor que era, Pedro resumiu tudo usando quatro imperativos: tratar com honra, amar, temer e honrar. A NVI, porém, diz: “Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei”. A versão KJA é semelhante. Estas duas traduções entenderam o primeiro verbo é uma síntese dos três imperativos que vêm a seguir. Sendo assim, o sentido é: “Honrem a todos. Especificamente, quero dizer que honrem a todos amando a irmandade, temendo a Deus e honrando o rei”.

Honrai a todos.” Para nós isto pode soar como algo que nem sequer é preciso dizer; mas quando Pedro escreveu esta Carta tratava-se de um conceito totalmente novo. Pedro testemunhou muitas vezes a expressão de Jesus “Ouviste o que foi dito” e “Eu, porém, vos digo”. Cristo foi o renovo da Justiça de Deus.

No Império Romano havia uns sessenta milhões de escravos. Cada um deles, segundo as leis, era considerado não como uma pessoa, mas sim como uma coisa. Ainda hoje é possível tratar as pessoas como se fossem coisas. O empresário pode tratar a seus operários como se fossem simples conjuntos de máquinas humanas produtoras de determinada quantidade de trabalho.

As barreiras da  nacionalidade, língua, raça e cultura são removidas na admoestação de Pedro para tratar todos com honra. Anos antes, Pedro aprendera que Deus não faz acepção de pessoas (Atos 10:34).

Paulo escreveu: “Não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gálatas 3:28). Todos os homens são merecedores de honra porque Deus “de um só fez toda a raça humana” (Atos 17:26).

Estereotipar pessoas por causa de raça, sexo ou cultura, por causa de características físicas ou deficiências, é lamentável para todo o que tem o Criador de “todos os homens” como seu Deus.

 

Amai a fraternidade.”

Embora Jesus tivesse ensinado Seus seguidores a honrarem todos os homens, eles deveriam fazer mais do que honrar os que partilhavam a mesma fé. 

O termo é “fraternidade” descreve os que igualmente confessam que Jesus de Nazaré é o Cristo, o Filho do Deus vivo. Como 5:9 esclarece, significa mais do que a igreja local da qual o indivíduo é membro. As igrejas de Cristo espalhadas no mundo inteiro são a comunhão de crentes (Romanos 16:16). O amor é estendido a todos.

Paralela à instrução petrina para “honrar a todos, amar os irmãos” está a de Paulo: “Façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé” (Gálatas 6:10). Jesus disse: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (João 13:35).

A Igreja é a grande família de Deus e seu vínculo tem que ser o amor. Já o dizia o salmista no Salmo 133:1: “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!”

 

“Temei a Deus.

“Temer” é uma palavra com muitos aspectos. Em um de seus conceitos, o “temor” pode paralisar uma pessoa. O personagem da parábola que recebeu um talento deu esta desculpa esfarrapada: “Receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu” (Mateus 25:25).

Foi também neste sentido que João usou a palavra: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo” (1 João 4:18). A alma que só obedece por medo do cajado de Deus encontrará pouca satisfação em seu cristianismo.

Em outra definição, “temor” é a reação duvidosa e insegura do ser humano face a face com o Criador. Temer a Deus é comparecer perante Ele com incerteza, cabisbaixo e gaguejando. É fazer apelações a Deus, em vez de oferecer-Lhe argumentos e explicações. “O temor do Senhor”, disse o sábio, “é o princípio do saber” (Provérbios 1:7).

O temor está intimamente ligado à humildade. Ele é o oposto da arrogância e da teimosia. Quando Isaías encontrou-se com Deus, o medo tomou conta dele: “Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios” (Isaías 6:5).

Moisés queira que Israel soubesse que Deus era um “fogo consumidor” (Deuteronômio 4:24). Todavia entendeu o propósito disso e disse ao povo: “Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis” (Êxodo 20.20.

O crente teme a Deus não ousa abusar do amor e da graça de Deus. Os cristãos não ousam “pecar para que a graça seja mais abundante” (Romanos 6:1).

 

“Honrai ao rei.”

Pedro concluiu a admoestação iniciada em 2:13: “Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem (1 Pedro 2.13-4). Além de se sujeitarem ao rei, os cristãos deveriam honrá-lo. Todavia, o apóstolo acabara de esclarecer que todas as pessoas merecem ser honradas. A honra atribuída ao rei, sem concessões, foi especificada aqui.

Na Ásia Menor, inscrições gregas do segundo século prestam as mais elevadas honras aos imperadores romanos. O imperador era considerado deus, salvador e todo-poderoso. Para Pedro, o rei era digno de honra, mas não de adoração. E não cabia ao rei o tipo de temor reservado somente para Deus. Pedro sutilmente e com maestria instruiu seus leitores sobre o relacionamento deles com o poder civil.

Deveriam se sujeitar e honrar, mas não temer, as autoridades no poder. Os cristãos não temem autoridades do mesmo modo que temem a Deus.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
28/8/2024

FONTES:

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

Barclay, William. The Letters of James and Peter (Título Original em Inglês). Tradução: Carlos Biagini.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201410_01.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário