sábado, 4 de dezembro de 2021

PASTOR ALCÍDES FÁVARO: DOUTRINA – USOS E COSTUMES

DOUTRINA – USOS E COSTUMES

Tito 2:1 Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.

Doutrina é o ensino bíblico normativo, terminante, final, derivado das escrituras, como regra de fé e prática para a Igreja, através de seus membros.

As doutrinas bíblicas são:

  1. Divinas – porque tem origem única em Deus;

  2. Universais – Tem validade em todos os tempos e lugares;

  3. Imutáveis – Não podem ser omitidas ou alteradas.

Os Costumes são formas de expressão de porte, postura ou comportamento pessoal, grupal ou congregacional. 

Os Costumes são: Humanos, regionais, temporais, influenciados por etnias, tradições, religiões, seitas, crendices, individualismo, ignorância, folclore, existencialismo, estrangeirismo, modismo, etc. Os costumes gerados pela boa doutrina bíblica agradam a Deus e os maus costumes gerados pelo mundanismo, por certos crentes, solapam a doutrina bíblica porque são imorais, impróprios e condenáveis.


  1. ISRAEL E SEUS COSTUMES:

1) Deuteronômio 7:6 Porque povo santo és ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra.

Povo Santo significa um povo separado para Deus, um povo que pertence a Deus; um povo separado do mundo; e isto, inclui os costumes deste povo (diferente dos costumes do Egito), portando, povo diferente no sentido espiritual, moral e social.

2) Levítico 20:23 E não andeis nos costumes das nações que eu expulso de diante de vós, porque fizeram todas estas coisas; portanto fui enfadado deles.

Deus quis dizer: não andeis nos costumes reprováveis, práticas, usos, trajes, condutas, comportamento social e religiosos, etc.

3) Atos 13:18 E suportou os seus costumes no deserto por espaço de quase quarenta anos.

Deus não aceitou os seus costumes, apenas suportou, exatamente porque eram os costumes mundanos e reprováveis dos egípcios na área social, moral e espiritual que os israelitas estavam envolvidos.

4) Êxodo 33:6 Então os filhos de Israel se despojaram dos seus atavios, ao pé do monte Horebe.

Atavios corresponde a adornos supérfluos, desnecessários, porque se houvesse necessidade deles, Deus teria feito que todos nós já nascêssemos com eles desde o interior de nossa mãe.
Atavios corresponde a pendentes nas orelhas, colares ou correntes no pescoço, pulseiras nos braços, correntinhas nos tornozelos, etc. Depois que os israelitas tiraram os atavios, Deus falou com Moises cara a cara a coluna de nuvem foi vista por todos eles.

5) 1 Coríntios 10:11 Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.

Portanto, meus amados irmãos, não façamos como eles, porque senão cairemos da Graça e receberemos a justa punição.


  1. USOS E COSTUMES NA IGREJA DE CRISTO.

1) 1 João 2:15 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

O mundo e a igreja são dois grupos diferentes. O mundo pertence a Satanás e a igreja a Jesus Cristo. O espírito de rebelião opera no mundo com toda a sorte de pecados. Portanto, a igreja de Jesus Cristo deve separar-se dos costumes e usos do mundo.

2) Tiago 2:12 Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.

Entendemos então que temos a liberdade com lei e a liberdade sem lei. A lei da liberdade é a lei do amor de Deus e a lei sem liberdade é a lei do “tudo faço”, que não é pecado.

3) Romanos 8:2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.

Quem quiser permanecer no pecado e na morte, é só permanecer fora da lei do espirito e vida em Cristo Jesus.

4) Romanos 13:10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

O amor de Deus envolve obediência irrestrita, com renuncia total dos costumes dos usos do mundo. Os maus costumes geram liberdade sem lei, que é a lei do pecado e da morte. A salvação envolve libertação total, não existe meio salvo e meio liberto. Ou é salvo, ou é perdido.

  1. EXEMPLOS DE MAUS COSTUMES

  1. Roupas transparente, provocando sensualidade e concupiscência.

  1. Roupas curtas, mostrando partes pudicas do corpo.

  1. Pendentes: pulseiras de braço, correntes de pescoço, brinco ou argolas para orelhas, correntinhas de tornozelos, etc.

  1. Desenhos e inscrições indecorosas nas roupas ou camisetas.

  1. Roupas apertadas para homens, colocando sua forma genitália a vista é escândalo, é safadeza pura.

  1. Cortes de cabelos escandalosos para homens, são os que querem aparecer a qualquer preço ao seu público alvo, porém a igreja é o público alvo do Senhor Jesus.

  1. Rosto coberto com barba, seria uma modificação da nacionalidade; são judeus, árabes, marroquinos? Por que?

  1. Cavanhaques, desenhados ou não, longos ou curtos, seria imitação de ímpios, dos atores, dos homossexuais, de quem é esta marca? Estou falando do movimento hodierno do Brasil. É puro modismo.

  1. Mulheres como cabelos de homens, homens com cabelo de mulheres, será que eles querem mudar de sexo?

  1. Maquiagem pesada, modificação completa da personalidade, novo visual para agradar a quem? se for para agradar ao marido ou a outros homens, isto diz claramente que todos estão no “barco furado”, que mais tarde os levará a outras situações piores, do desrespeito, separação, adultérios, arrumação de amantes, etc. Beleza artificial não é “beleza”, é feiura diabólica! Cada um é o que é fique como Deus o fez, não imite, não invente, não falsifique a si mesmo, não seja seguidor do mundo sem Deus.

  1. Tatuagens, piercing, sejam em homens ou mulheres, não são as marcas de Cristo, mas marcas mundanas do inferno, que tem dado grande lucro aos comerciantes do ramo.

  1. Modismos na mídia estão em voga: metade dos seios das atrizes e até mulheres que se dizem crentes, estão a vista, vestidos curtíssimos e apertados, é uma insinuação para homens: como masturbação, fornicação até adultério. Pobre daqueles irmãos e irmãs que estão se alimentando todos os dias desta podridão de pecado. Não é sem motivo que são vazios, espiritualmente falando, e ainda se tornam os grandes murmuradores na igreja. Um abismo chama outro grande abismo é o que diz a Bíblia.

  1. Revistas perniciosas de pornografia e nudismo, nas bancas de jornais e livrarias estão lotadas e são os produtos mais comprados especialmente por jovens. Leiamos a Bíblia e meditemos na revista da Escola Dominical para alimentar nossas almas a cada dia. A vida com deus é melhor.

  1. Linguagem chula, gírias, piadas sujas, palavrões que certamente devem ser excluídas da vida de muitos crentes.

  1. Bebidas alcoólicas, jogos de azar de qualquer espécie, devem ser abolidos terminantemente das vidas de quem se diz salvo por Jesus Cristo.


  1. CAUSAS DOS MAUS USOS E COSTUMES

1) Falta de maturidade cristã – você fica bonita, mais sexy, todo mundo faz, é assim a moda agora. Para o homem tomar um “trago” não faz mal. Fumo só um cigarro por dia, etc.

2) Falta de Realidade: pode ser psicose, esquizofrenia ou demonismo.

3) hipocrisia espiritual: só basta o nome de crente, é status social agora, virou modismo para muitos.

4) Pode ser não convertido: Está na igreja, mas a igreja nunca entrou nele. Ainda não nasceu de novo. Não é salvo.

5) Bloqueio ou obliteração espiritual: vai se esquecendo aos poucos das verdades bíblicas, troca o certo pelo errado.

6) Insensibilidade com a Palavra de Deus: Nenhuma mensagem pregada é para ele, não acredita mais nos dons do Espirito santo, nem tão pouco na segunda vinda de Cristo para arrebatar a igreja.


CONCLUSÃO

1) 1 João 5:4 Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.

2) 1 João 2:20 E vós tendes a unção do Santo, e sabeis todas as coisas.

3) 1 João 3:3 E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.

4) 2 Pedro 3:18 Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. 

5) 2 Coríntios 13:11 Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco.

Obedeçamos a sã Doutrina, vamos permanecer naquilo que nós temos aprendido e os bons costumes serão cultivados de um modo normal em nossas vidas. Nós não podemos deixar de viver nesta sociedade corrupta e imoral mas podemos ser o sal da terra e a luz do mundo como disse Jesus, Nosso Senhor.

Divulgador da Verdade Jun/jul/2007

Pastor Alcídes Fávaro

Presidente do Campo Eclesiástico do Ipiranga e da COMOESPO

Reedição Mai/2016
Evangelista Deivy Ferreira Paniago Junior
Dirigente da Congregação de Planalto - Andradina SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário