LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
03 DE MAIO DE 2025
JESUS TESTIFICA DE SI MESMO COMO A VERDADE DO PAI
João 8:44 "Vós tendes por pai ao
diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida
desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade
nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é
mentiroso, e pai da mentira."
"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. "
Depois
de contestar o parentesco daqueles judeus incrédulos com Abraão e com
Deus. Jesus lhes disse claramente:"vós tendes por pai ao diabo". Jesus
usa os termos “pai” e “filhos" em um sentido
ético: filhos são aqueles que apresentam as qualidades do pai. Jesus
então, lhes
diz claramente de quem eles são filhos: “Vós tendes por pai ao diabo”.
Pois,
se eles não eram filhos de Deus deveriam ser filhos do diabo, pois
tanto a semente de Deus e a semente de Satanás dividem o mundo (Gênesis
3:15). Os filhos de Satanás compartilham da sua natureza, refletem a sua
imagem e obedecem os seus mandamentos. Os idólatras "dizem ao pedaço de madeira tu és meu pai" (Jeremias 2:27).
Isso
não significa que eles agiram por compulsão: “quereis satisfaz". Eles
escolheram agir de acordo com “os desejos do diabo”. Pois tiveram o seu
entendimento cegados pelo diabo (Efésios 2.2).
Jesus
acusou os judeus de ser filhos do diabo porque seus pensamentos se
inclinavam a destruir o bom e manter o falso. Todo homem que busca
destruir a verdade, faz a obra do diabo.
"Ele foi homicida desde o princípio, "
Não
do seu próprio princípio pois ele foi criado como anjo de luz. Mas
desde o princípio da criação do homem pois o diabo através da serpente
com astúcia “roubou a imortalidade de Adão”, cujo resultado foi a morte
de toda a humanidade (Romanos 5:12).
Satanás
denegriu a imagem de Deus no homem, pois invejou sua felicidade, por
isso trabalhou pela sua ruína.“Por inveja do diabo a morte entrou no
mundo, experimentam-na quantos são de seu partido!” (Sab 2.24).
Ele
instigou o Caim ia matar seu irmão Abel (1 João 3.12. Por isso o diabo é
chamado de assassino, isso não diminui a culpa de Caim mas aumenta a
culpa do diabo.
Esses
judeus incrédulos também como Caim eram semente do maligno pois
procuravam matar a Cristo que tinha só dito a eles a verdade.
"... e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. "
Quanto
a ele ser o arquétipo do mentiroso, a primeira frase dele registrada
não só põe em dúvida, mas contradiz abertamente o que Deus dissera. Deus
tinha dito: “Certamente morrerás” (Genesis 2.17); a serpente disse: “É
certo que não morrereis” (Genesis 3.4).
O
que Deus diz é “a verdade”; o que o diabo diz é “a mentira”, porque
contradiz “a verdade”. Neste sentido Paulo diz que os idólatras
“trocaram a verdade de Deus pela mentira” (Romanos 1.25); em outra
passagem ele diz que àqueles que se recusaram a receber “o amor da
verdade” Deus envia “a operação do erro, para darem crédito à mentira”
(2 Tessalonicenses 2.11).
"Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira."
A
mentira faz parte da natureza do diabo, é própria dele. A primeira
pessoa a quem ele mentiu foi ele mesmo, pois ele pensou "serei
semelhante ao altíssimo" (Isaías 14:14).
Ele
diz falsidades de maneira tão natural e espontânea como Deus diz a
verdade: se “é impossível que Deus minta” (Hebreus 6.18), também é
impossível que o diabo diga a verdade, mesmo quando decida citar as
Escrituras fará isso segundo seus propósitos”.
Os
filhos de Deus, portanto, serão caracterizados por seu amor à verdade;
os filhos do diabo, o pai da mentira, por sua recusa em aceitar a
verdade. Jesus não diz "apesar de eu dizer a verdade, não me credes”,
mas porque eu digo a verdade, não me credes. Por causa da ascendência
espiritual dos seus adversários, o fato-de ele dizer a verdade era razão
suficiente para eles o rejeitarem.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
26/4/25
FONTES:
CABRAL, Elienai. E o Verbo se fez Carne – Jesus sob o olhar do apóstolo do amor. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_202201_02.pdf
BARCLAY, William. The Gospel of John - Tradução: Carlos Biagini.
HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry – Mateus a João. Rio de Janeiro CPAD, 2008.

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