João 10.2 “Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.”
“Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.”
Jesus faz um contraste entre os ladrões e salteadores e o pastor de ovelhas. Enquanto os salteadores sobem ao curral por outra parte, por não terem causa legítima para entrar, o pastor das ovelhas entra pela porta demonstrando o seu caráter que o distingue como proprietário legítimo.
Ele “entra pela porta”, como alguém que tem autoridade e vem para lhes fazer algo de bom, para ligar a que está quebrada, e fortalecer a que está enferma, (Ezequiel 34.16). As ovelhas precisam dos cuidados do homem, e, em troca, são úteis a ele (1 Coríntios 9.7). Elas vestem e alimentam aqueles que as abrigam e alimentam.
Deus havia confiado aos líderes religiosos, chamados de “pastores de Israel”, a responsabilidade de cuidarem do seu rebanho (Ezequiel 34:2). Eles falharam nesse aspecto porque foram pastores maus. Esses pastores (como o “pastor inútil” de Zacarias 11.17) são denunciados por estarem mais preocupados em se alimentar do que em fornecer alimento para as ovelhas confiadas ao seu cuidado. O profeta Jeremias escreveu: “Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! – diz o Senhor…” (Jeremias 23:1–4).
Deus iria então realizar a sua obra em relação ao seu rebanho através do seu “servo Davi”, uma referência ao Messias. Ele disse: “Suscitarei para elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor. Eu, o Senhor, lhes serei por Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o Senhor, o disse” (Ezequiel 34:23, 24). Este é o pastor retratado em João 10. Jesus é “o bom pastor” (o verdadeiro pastor), muitos ladrões e salteadores haviam tentado destruir as ovelhas, mas o bom pastor as guiará para fora do aprisco e para dentro do seu próprio rebanho (João 10:1–16).
O homem curado de sua cegueira esperou em vão o cuidado que pastores deveriam lhe dar; na verdade eles o expulsaram do rebanho pelo qual eram responsáveis. Porém, depois disto, ele encontrou em Jesus o pastor de verdade que disse: “Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores” (v.8).
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
7/5/25
FONTES:
CABRAL, Elienai. E o Verbo se fez Carne – Jesus sob o olhar do apóstolo do amor. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_202201_04.pdf
BRUCE, F. F. João introdução e comentário. São Paulo: Mundo Cristão, 1987.
Nenhum comentário:
Postar um comentário