sábado, 3 de maio de 2025

João 10:1

João 10:1 “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.”

 

“Na verdade, na verdade vos digo “

Jesus iniciou esta fala com a dupla afirmação em verdade, em verdade vos digo, que ele nunca usou para iniciar um novo discurso, mas sempre para dar continuidade ao que havia sido dito anteriormente e para indicar que a próxima afirmação era muito importante. Isso sugere que não houve nenhuma pausa entre o que Jesus estava prestes a dizer e o que ele havia acabado de dizer no fim do capítulo 9.

Jesus estava se dirigindo ao mesmo público que o ouviu em 9:35–41: seus discípulos, o cego de nascença, os fariseus e provavelmente alguns outros judeus.

 

“... que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.”

Todos estes ouvintes, pelo menos até certo ponto, entendiam de criação de ovelhas. O discurso inclui uma série de metáforas baseadas nos elementos comuns à criação de ovelhas conforme praticada nos tempos antigos.

As ovelhas geralmente eram guardadas num “aprisco” cujo significado geral é pátio. Jesus estava se referindo a um recinto cercado de um muro de pedras, a céu aberto, porém fechado com uma porta vigiada por um porteiro. A esse recinto, vários pastores podiam levar seus rebanhos, confiando seus cuidados ao porteiro, cuja tarefa era permitir a entrada somente das pessoas autorizadas. A maneira normal de entrar no aprisco era pela porta; quem tentava entrar de outra forma era “ladrão e salteador”.

A palavra “ladrão” refere-se a quem busca roubar secretamente sem força, ou seja, furtar, como fez Judas Iscariotes (João 12:6), enquanto “salteador” refere-se a quem rouba à força como o revolucionário Barrabás (João 18:40; Mateus 26:55).

O desejo de um ladrão ou estranho é tirar as ovelhas do verdadeiro pastor. A lição é óbvia: Jesus é o verdadeiro pastor, e os verdadeiros crentes ouvem e obedecem à sua voz. Eles não dão ouvidos às vozes de estranhos (falsos mestres) que os desviarão. Para o cego de nascença, os fariseus falavam com vozes de estranhos; mas quando Jesus (o verdadeiro pastor) o encontrou e falou com ele, ele imediatamente respondeu.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR 
07/5/25

FONTES:

CABRAL, Elienai. E o Verbo se fez Carne – Jesus sob o olhar do apóstolo do amor. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_202201_04.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário