sábado, 13 de julho de 2024

1 Timóteo 6.19

 

1 Timóteo 6.19 “Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam se apoderar da vida eterna.”

 

Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro,”

Entesourar “bom fundamento” significa a prática de bom testemunho. O versículo 18 falou sobre repartir, ou seja, dar esmolas. Nosso Senhor pessoalmente indicara que o homem somente poderia amontoar tesouro nos céus por meio de dar esmolas (Lucas 12:33;  18:22; Mateus 6:20), e não é improvável que o Apóstolo tenha em mente estes ditos de Jesus.

Os ricos devem pautar suas vidas segundo esse princípio, entendendo isso como sua missão, pois agindo assim,não estarão se tomando mais pobres, mas, pelo contrário, estarão acumulando para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro.

Talvez o melhor comentário sobre esse ensino seja a parábola de Jesus “do administrador infiel” ou “do administrador astuto”. Ele usou a sua influência no presente para garantir o seu futuro, e Jesus o elogiou por sua prudência, embora não o tenha elogiado por sua desonestidade. E uma questão de perspectiva e de proporção. O que tem maior valor? E ser rico nesta era (v. 17) ou na era que há de vir (v. 19)? E acumular tesouros na terra ou no céu? E ganhar muito dinheiro no tempo presente ou “alcançar a verdadeira vida”?

 

“... para que possam se apoderar da vida eterna.”

Paulo havia desafiado Timóteo a tomar posse da “vida eterna” (6:12); agora encorajava os ricos a se apossarem da “verdadeira vida”. “A verdadeira vida” é a “vida eterna”. Muitos estão certos de que ser rico é “viver realmente”, mas a “verdadeira vida” procede de um relacionamento com o Senhor. Jesus disse que veio para que “tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10). Esse relacionamento só é possível quando obedecemos nosso Senhor: “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” (João 15.14).

 

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
13/7/2024

FONTES:

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

RENOVATO, Elinaldo. As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

KELLY, John N. D. I e II Timóteo e Tito: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova e Editora Mundo Cristão, 1983.

STOTT, John R.W. A mensagem de 1 Timóteo e Tito: a vida da Igreja local: a doutrina e o dever; tradução Milton Azevedo Andrade. — São Paulo : ABU Editora, 2004.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201903_02.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário