1 Timóteo 6.18 “Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis;”
“Que façam bem, enriqueçam em boas obras,”
Paulo não apenas preveniu os ricos quanto aos perigos que enfrentam, mas também os alerta sobre os deveres que têm. Eles devem fazer o bem. “Fazer o bem” no crente não é o resultado de uma boa formação acadêmica ou de uma família funcional. É o resultado do fruto do Espírito chamado de “benignidade”.
Benignidade significa índole boa, bom caráter; benevolência, humanidade e bondade, é a qualidade de quem faz o bem. Não conseguimos ser bondosos pelo nosso próprio esforço. A bondade vem de Deus, pois Ele é a fonte de toda benevolência e amor (1 João 4.8). “Deus é amor”, logo, a benignidade é uma das características do crente.
O evangelista Billy Graham disse que é muito fácil ser indelicado e impaciente com os que erram e falham. É fácil ser bondoso e gentil com quem nos trata bem, mas precisamos ser benignos com aqueles que erram, tropeçam e ainda nos tratam mal.
As boas obras não salvam ninguém (Efésios 2.8,9), mas são necessárias ao bom testemunho cristão; fazem parte da vida cristã, assim todo salvo deve enriquecer “em boas obras”.
“... repartam de boa mente, e sejam comunicáveis;”
Eles devem ser generosos para com os menos favorecidos. Isso fala de altruísmo, ou seja, a preocupação com os outros, em oposição ao egoísmo, que leva o homem a pensar primeiro em si próprio.
Como Deus é tão generoso em tudo o que dá, o rico deve ser generoso também, pois riqueza é um dom de Deus aos ricos. Muitos empreendimentos cristãos ficam em dificuldades por falta de fundos.
Sabendo desses males os ricos devem usar a sua riqueza para aliviar as necessidades dos mais carentes e para promover boas causas. Fazendo isso, estarão imitando a Deus, pois ele é rico, contudo de tudo o que possui suprirá todas as necessidades que tivermos.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
13/7/2024
FONTES:
QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da
Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa
Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
RENOVATO, Elinaldo. As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.
GOMES, Osiel. As Obras da Carne e o Fruto do Espírito - Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.
KELLY, John N. D. I e II Timóteo e Tito: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova e Editora Mundo Cristão, 1983.
STOTT, John R.W. A mensagem de 1 Timóteo e Tito: a vida da Igreja local: a doutrina e o dever; tradução Milton Azevedo Andrade. — São Paulo : ABU Editora, 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário