sábado, 25 de janeiro de 2025

João 16.28


João 16.28 “Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai.”

Em quatro frases compactas, Jesus entregou aos discípulos a sua “biografia” completa: “Saí do Pai” — fala da sua preexistência: “O verbo estava com Deus” (João 1.1); “vim ao mundo” — fala da sua encarnação: “E o verbo se fez carne e habitou entre nós” (João 1.14),  deixo o mundo” (estou partindo) — diz respeito da sua morte: “E Jesus, dando um grande brado expirou” (Marcos 15.37)  vou para o Pai” (estou indo) — diz respeito a sua ascensão: “Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus” (Marcos 16.19).

A primeira metade da declaração já fora afirmada mais de uma vez e isso ficou claro aos discípulos, pois confessaram: “Por isso cremos que saíste de Deus” (v.30). Qual era o motivo da fé deles?  Segundo M. Henry uma dos motivos era a onisciência de Jesus que provava que Ele era um mestre vindo de Deus, e mais do que um profeta, pois, Ele conhecia todas as coisas. Ele solucionava as dúvidas que estavam ocultas nos seus corações, e reagia aos escrúpulos que eles não tinham confessado. E isto somente para eles provou que Cristo não somente tinha uma missão divina, mas que era uma pessoa divina, uma vez que Ele discerne os pensamentos e as intenções do coração, e por isto é a Palavra essencial e eterna, (Hebreus 4.12,13).

 A segunda parte trata da idéia principal deste discurso. A sua partida deste mundo. Aqui Jesus coloca sua partida de modo nítido e claro: “deixo o mundo e vou para o Pai”. Uma vez completada a missão da redenção do homem, propiciou ao Filho de Deus a oportunidade de regressar ao Pai, a fim de participar novamente da glória de que dispunha, antes de ter tido começo a criação do mundo: “Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer. E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse”( João 17:4,5). Porém, subiu a alturas ainda mais elevadas e exaltadas, porquanto havia terminado de modo completo a missão que lhe foi dada a desempenhar. (Filipenses 2:10,11)

O retorno do Filho de Deus ao Pai envolve também a preparação dos outros filhos de Deus para que também retornem a ele. Para que participem da mesma glória de que Cristo está investido. A glória e a exaltação do Filho garantem a glória e a exaltação dos filhos de Deus, pois esse é o resultado de sua volta ao Pai: “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Romanos 8:29).                             

A retirada de Cristo Jesus do meio dos discípulos dar-lhes-ia também vantagens espirituais. A vinda do Espírito Santo, para estar permanentemente com eles: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (João 14.16).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
29/1/2025

FONTES:

SOARES, Esequias. Em defesa da fé: Combatendo as antigas heresias, que se apresentam com nova aparência. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

HARPER, A. F. (Ed.). Comentário Bíblico Beacon. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.

BRUCE, F. F. João introdução e comentário. São Paulo: Mundo Cristão, 1987.

HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry – Mateus a João. Rio de Janeiro CPAD, 2008.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário