Salmos 121:7 “O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.”
“O Senhor te guardará de todo o mal;”
Ou te protegerá de todo o mal. É uma grande pena que a nossa admirável tradução não conserve a palavra guardar por todo o salmo, pois todo o tempo é a mesma palavra. Deus não apenas guarda os seus, em todos os momentos difíceis, mas também de todas as más influências e operações, dos próprios males. Esta é uma palavra de grande abrangência: ela inclui tudo, e não exclui nada. As asas do Senhor guardam amplamente os seus dos males, grandes e pequenos, temporários e eternos.
Há uma dupla personalidade absolutamente deliciosa neste versículo: o Senhor guarda o crente, não pelo agente, mas por Si mesmo, e a pessoa protegida é definitivamente apontada pela palavra te - não é a nossa propriedade ou o nosso nome que é guardado, mas o nosso ser propriamente dito.
Os peregrinos que estivessem a caminho de Jerusalém poderiam ter confiança em uma viagem segura, a despeito dos muitos perigos potenciais. Os hebreus não desistiriam de suas peregrinações, apesar de seus temores, e também podiam invocar Yahweh como sua mão direita (vs. 5), para que os acompanhasse na jornada. Este versículo (em sido cristianizado e espiritualizado a fim de falar da peregrinação do crente em Cristo, por um caminho protegido, até chegar à Jerusalém celestial: “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal” (João 17.15).
“... guardará a tua alma.”
Para tornar isto ainda mais intensamente real e pessoal, outra sentença é acrescentada, “ ele guardará a tua alma” - ou o Senhor [Jeová] guardará a tua alma. Guardar a alma é a alma [a essência] do ato de guardar. Se a alma for guardada, tudo será guardado: “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma” (3 João 1.2). A preservação da alma, a parte mais elevada, inclui o corpo, a parte menos elevada: “Mas não se perderá um único cabelo da vossa cabeça. Na vossa perseverança, ganhareis as vossas almas” (Lucas 21.18-19 ARA). A alma, nesta passagem, é uma palavra com muitas facetas e significa a totalidade da pessoa viva.
Deus é o único que guarda a alma. A nossa alma é guardada do domínio do pecado, da infecção do erro, do peso do desânimo, do inchaço do orgulho; guardada do mundo, da carne e do mal. Ele guarda-a mantendo-nos na posse dela; e as guarda de perecer eternamente. Aquele que guarda os seus mandamentos pode confiar que suas almas estão também guardadas: “O que guardar o mandamento guardará a sua alma; porém o que desprezar os seus caminhos morrerá” (Provérbios 19:16). Quem poderá fazer mal a uma alma que é guardada pelo Senhor?
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
28/10/2025
FONTES:
QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001.
SPURGEON, Charles. Os Tesouros de Davi – Volume III. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.
KIDNER, Derek. Salmos 73 - 150 Introdução e Comentário. Derek Kidner. Mundo Cristão. 1981.
Nenhum comentário:
Postar um comentário