Ester 7:2 "Disse outra vez o rei a Ester, no segundo dia, no banquete do vinho: Qual é a tua petição, rainha Ester? E se te dará. E qual é o teu desejo? Até metade do reino, se te dará."
"Disse outra vez o rei a Ester, no segundo dia, no banquete do vinho:"
No primeiro dia do banquete de Ester Assuero já havia perguntado qual era o Desejo de Ester: "Qual é a tua petição? E ser-te-á concedida, e qual é o teu desejo? E se fará, ainda até metade do reino" (Ester 5:6). A resposta de Ester não foi direta, novamente ela solicita a presença do rei e de Hamã em um novo banquete, o segundo: "Se achei graça aos olhos do rei, e se bem parecer ao rei conceder-me a minha petição, e cumprir o meu desejo, venha o rei com Hamã ao banquete que lhes hei de preparar, e amanhã farei conforme a palavra do rei" (Ester 5:8).
Nesse segundo banquete, denominado banquete do vinho, Durante esse segundo banquete denominado o banquete do vinho que significa “enquanto bebiam no banquete” o Rei Assuero se dirige a rainha Ester e pergunta:
"Qual é a tua petição, rainha Ester? E se te dará. E qual é o teu desejo? Até metade do reino, se te dará."
O rei repetiu as palavras pronunciadas antes: Qual é a tua petição... Que desejas? (Ester 5:3, 6). Mais uma vez, ele prometeu dar o que ela quisesse, até a metade do reino. Empregando uma hipérbole, ele prometeu dar a Ester qualquer coisa, até metade do reino. É improvável que o rei desejasse que Ester levasse a sério sua oferta extravagante. Joyce G. Baldwin argumentou que essa inclusão aqui e sua repetição anterios [Ester 5:6 e 7:2] sugerem que se tratava de uma “fraseconvencional”, sem a intenção de ser entendida literalmente.
Uma oferta semelhante em Marcos 6:23 teve consequências desastrosas para João Batista: "Entrou a filha da mesma Herodias, e dançou, e agradou a Herodes e aos que estavam com ele à mesa. Disse então o rei à menina: Pede-me o que quiseres, e eu to darei. E jurou-lhe, dizendo: Tudo o que me pedires te darei, até metade do meu reino. E, saindo ela, perguntou a sua mãe: Que pedirei? E ela disse: A cabeça de João o Batista" (Marcos 6.22-24).
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
17/09/2024
FONTES:
QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
BALDWIN, Joyce G. Ester – Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1986.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201803_06.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário