sexta-feira, 3 de outubro de 2025

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 03 DE OUTUBRO DE 2025 (Apocalipse 20:4)

 
LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
03 DE OUTUBRO DE 2025
AS ALMAS DOS DEGOLADOS PELO TESTEMUNHO DE JESUS

Apocalipse 20:4 “E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.”

 

“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar;”

Este trecho nos fala de um primeiro grupo e de tronos e juízes. Devem ser os mesmos personagens vistos no capítulo 4.4 deste livro, os vinte e quatro anciãos. Esses anciões devem estar representando os santos de todos os períodos da Igreja. Todos eles hão de retornar com o Senhor Jesus para destruir o Anticristo e estabelecer o reinado milenial (Apocalipse 19.14; Mateus 13.30, 34-43; 24.31).

Isto estaria de acordo com a teologia bíblica como um todo, que diz que os santos participarão do reino escatológico de Cristo. O próprio Cristo prometera através do profeta João que todos os que vencessem participariam do seu trono: “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono” (Apocalipse 3:21).

Em 2:26-28 foi dada a promessa: “Ao vencedor, e ao que guardar até o fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com cetro de ferro as regerá, e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro; assim como também eu recebi (poder) de meu Pai.” Esta passagem é outra promessa clara de que os santos governarão com Cristo.

Junto com eles, estão os doze apóstolos: "...quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vós (os doze Apóstolos) assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel" (Mateus 19.28).

 

“... e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos;”

O segundo grupo é mais fácil de identificar são os mártires da Grande Tribulação (Apocalipse 6.9-11; 12.15). Elas já apareceram no Apocalipse. Quando o quinto selo foi aberto João viu as almas dos mártires sob o altar, fazendo a pergunta melancólica: “Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? [...]  e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram” (Apocalipse 6:11).  

 

“... e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.””

Agora João está vendo novamente as almas dos mártires; mas ele acrescenta imediatamente: Elas“viveram” , ou, melhor, “tornaram a viver” . Eles vão completar o número da chamada primeira ressurreição ou ressurreição da vida. Em 1 Coríntios 15.20,23, Paulo compara a primeira ressurreição com uma colheita.

O Cristo ressuscitado é as primícias dessa colheita. E o fato de Ele ter ressuscitado é a garantia para o restante da colheita - sua Igreja (João 11.25,26; 14.16). A colheita, como um todo, acontece "cada um por sua ordem". Depois da ressurreição de Cristo, e por ocasião de sua vinda, a igreja será arrebatada para e encontrará Jesus nos ares (1 Tessalonicenses  4.17). Nesta ocasião, os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, e os que estiveram vivos (também em Cristo) serão arrebatados em corpos glorificados (João 14.3; 1 Coríntios 15.52; 1 Tessalonicenses  4.14). A Bíblia revela que os santos do Antigo Testamento serão incluídos no corpo principal da colheita (Isaías 26.19-21; Daniel 12.2,3). O respigar da colheita serão esses mártires da Grande Tribulação; eles completarão o número dos que participarão da primeira ressurreição.

Esse grupo de mártires se juntará com o primeiro grupo que se assentou nos tronos para reinar com Cristo na Terra por mil anos. Nesse tempo, haverá paz e benção, e a justiça prevalecerá em toda parte (Isaías 2.2-4; Miquéias 4.3-5; Zacarias 9.10).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
30/09/2025

FONTES:

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

HORTON, Stanley. Apocalipse – as coisas que brevemente devem acontecer. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.

SILVA, Severino Pedro. Apocalipse – versículo por versículo. Rio de Janeiro: CPAD, 1988.

LADD, George Eldon. Apocalipse - introdução e Comentário. São Paulo: Mundo Cristão, 1986.

ZIBORDI, Ciro, Sanches. Erros escatológicos que os pregadores devem evitar. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário