TEXTO ÁUREO
“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância. ” (João 10.9,10)
“Eu sou a porta; ”
J. A. T. Robinson entende que temos aqui uma parábola curta, onde Jesus é comparado à porta, inserida na parábola mais longa em que ele é comparado ao pastor. Se antes Jesus fez um contraste na parábola entre o pastor e os ladrões e salteadores (10.1-6), agora ele faz um contraste entre a porta e os ladrões e salteadores (10.7-10).
Quando
Jesus disse: “Eu sou a porta” (vv. 7), Ele estava enfatizando que Ele é o único
caminho
para chegarmos a Deus: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a
vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). Ninguém pode entrar no
aprisco de Deus senão por meio de Jesus. Não há outra porta. Não há outro
Salvador ou mediador. O próprio Jesus é a porta. Não se trata de uma cerimônia
ou de uma doutrina. Não se trata de uma igreja nem de uma denominação. A porta
é Jesus!
O cego curado foi expulso da igreja oficial, mas sua excomunhão o promoveu, porque passou da sinagoga para o Salvador. Podiam excluí-lo de uma instituição, mas não do Céu. “Eu sou a porta”, disse Jesus.
Muitas pessoas piedosas e tementes a Deus têm sido excluídas das igrejas durante a história da cristandade, e isto não c de se estranhar, porque o próprio Senhor tem sido excluído de tantas delas: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Apocalipse 3.20). Certas igrejas, como a de Laodicéia, que deixam Cristo fora da porta, são mais clubes religiosos do que igrejas de Cristo, e há mais vantagem espiritual cm ficar fora delas.
“... se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. ”
Quem aceita-lo e passar por ele (A porta) terá segurança. “Salvar-se-á”. No contexto da vida na terra, "salvo” significa seguro, são, protegido por Cristo e cm Cristo, até que nossa comunhão com Ele, além dos limites da morte, se revele na forma de salvação eterna. Pela sua contínua proteção, “o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial” (2 Timóteo 4.18).
Quem aceita-lo e passar por ele (A porta) terá liberdade. “Entrar e sair” é frase frequentemente empregada para expressar o livre uso da moradia por parte de quem habita no seu lar. O crente que entra em comunhão com Deus, recebendo a salvação, não “entra e sai” com respeito àquele relacionamento, e sim, como filho de Deus, desfruta da familiaridade da comunhão com Deus.
Quem aceita-lo e passar por ele (A porta) terá sustento. “Achará pastagens”. Acham -se em Cristo todas as coisas de que a alma necessita para seu crescimento espiritual. A ideia de “pastagens” pode ser aplicada também aos “meios da graça” - a oração, a Palavra, a comunhão com o povo de Deus nos cultos públicos.
“O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; ”
Em primeira instância, o ladrão aqui é o fariseu (10.1). Esses religiosos matavam e destruíam as pessoas: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós” (Mateus 23.15).
Eram ladrões de almas - o homem que, sem real amor pela causa, se estabelece como líder religioso baseado no seu próprio egoísmo, o homem que não deseja que as ovelhas tenham livre acesso ao Reino dos Céus: “Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando” (Mateus 23.13).
Eles são integrantes do sistema religioso, que tinham se mostrado péssimos pastores dos membros necessitados do rebanho de Israel. Podemos pensar também em falsos messias, líderes de revoltas e outras pessoas deste tipo, que reuniam adeptos ao seu redor para levá-los ao desastre, como Teudas e Judas o galileu: “Porque antes destes dias levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntou o número de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada. Depois deste levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento, e levou muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos” (Atos 5.36,37).
No sentido mais amplo, a palavra "ladrão” pode representar Satanás, o inimigo das nossas almas, que quer nos despojar da nossa paz e alegria, e dar o golpe derradeiro em nossa vida espiritual.
“... eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância. ”
Em contraste com a obra dos falsos pastores, Jesus declara: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”. Jesus oferece a plenitude da vida. O melhor comentário acerca destas palavras encontra-se no Salmo 23. Não fomos vocacionados para viver uma vida de fraqueza e incapacidade; e sim para que tenhamos uma vida abundante, uma vida vitoriosa.
A vida abundante, prometida por Nosso Senhor Jesus, trata-se de um convite aos pecadores para viverem uma nova perspectiva de vida que não está baseada nos prazeres da carne ou nas alegrias momentâneas da vida terrena (1 João 2.15-17).
A vida abundante anunciada por Jesus está fundamentada em valores e princípios eternos. Desta nova perspectiva deriva um estilo de vida próspero, uma família abençoada, uma alegria que não se esvai com as lutas e aflições. Quem experimenta dessa nova vida tem um coração grato a Deus e disposto a servi-lo com temor, mesmo que as circunstâncias, por ora, não sejam favoráveis.
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
02/12/2024
FONTES:
RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200707_08.pdf
PEARLMAN, Myer. João o Evangelho do Filho de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.
BRUCE, F. F. João introdução e comentário. São Paulo: Mundo Cristão, 1987.
2° Trimestre De 2024 | TEMA: JOÃO – O Evangelho do Filho de Deus | Escola Bíblica Dominical | Lição 08: JOÃO 10 – Jesus, o Bom Pastor | EBD PECC
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