sábado, 9 de novembro de 2024

Provérbios 17.22

  

Provérbios 17.22 “O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos”.

 

“O coração alegre é como o bom remédio,

Este provérbio afirma que há relação entre comportamento e saúde. O provérbio afirma que o bem-estar emocional de uma pessoa tem efeitos físicos. Ao invés de bom remédio a versão revidada da KJ traduz “causa boa cura”. O papel da postura e dos sentimentos na saúde e no bem-estar físicos só tem sido levado em conta há pouco tempo pelos médicos ocidentais. Os psicólogos orientam que a gente ria pelo menos uma vez por dia.

Mas os recentes estudos médicos confirmam este fato que foi ensinado por Salomão há 3000 anos! Aqueles que riem e apreciam a vida poderão viver mais tempo. Temos toda uma categoria de doenças e enfermidades do corpo chamado de doenças psicossomáticas (psico = mente; somático = corpo), nas quais a mente pode causar problemas físicos para o seu corpo.

Os Doutores da Alegria que visitam hospitais principalmente em suas alas infantis. Fazem de conta que são médicos e divertem crianças que passam por maus bocados em sua curta jornada de vida até ali. O intuito deles não é apenas distrair as crianças, mas fazer daquele encontro um momento de diversão e cumplicidade que gere, além de bom humor, promoção de saúde.

A experiência médica já comprova que pacientes felizes têm recuperação mais rápida e melhor resposta aos tratamentos. Se a doença física tem o poder de abater o espírito, o espírito também tem o poder de interagir com a saúde das pessoas e ajudá-las a enfrentar as doenças.

 

“..., mas o espírito abatido seca até os ossos”.

Infelizmente, o contrário é também é verdadeiro: “o espírito abatido seca até os ossos”. Basta ver como pessoas que assumem uma postura depressiva passam a exibir efeitos psicossomáticos até o ponto de sua saúde entrar em colapso. É claro que não é qualquer tristeza que tem o poder de prostrar alguém, pelo que Paulo diz que “a tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso” (2 Coríntios 7.9a).

Porém, quando a esperança em Deus e o relacionamento com Cristo estão quebrados, o quadro muda, pelo que Paulo completa: “Mas a tristeza segundo o mundo produz morte” (2Co 7.9b). Portanto, o bom relacionamento com Deus por meio da fé em Cristo é realmente abrangente: gera disposição no presente e vida eterna no futuro.

Um coração alegre ou um espírito abatido é uma escolha! Eles não são resultados da fatalidade, temperamento, genética ou saúde. E eles não são resultados de circunstâncias, pois uma pessoa feliz pode escolher ser feliz mesmo em situações horríveis, e uma pessoa irritada pode arruinar um evento maravilhoso. Sua vida pode ser uma festa contínua, se você tiver um coração feliz; mas uma pessoa que tem uma atitude negativa encontra algo errado todos os dias: “"Todos os dias são difíceis para os que estão aflitos, mas a vida é sempre agradável para as pessoas que têm coração alegre" (Provérbios 15:15).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
12/11/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

https://bibliotecabiblica.blogspot.com/2013/04/proverbios-17-significado-explicacao.html

https://igrejaredencao.org.br/ibr/index.php?option=com_content&view=article&id=1564:reflexao-de-2-de-agosto&catid=54:devocionais-em-proverbios&Itemid=167

https://letgodbetrue.com/proverbios/index/capitulo-17/proverbios-17-22/

Nenhum comentário:

Postar um comentário