sexta-feira, 26 de julho de 2024

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 26 DE JULHO DE 2024 (Gálatas 6.7)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
26 DE JULHO DE 2024
A INFLEXÍVEL LEI DA SEMEADURA DA VIDA

Gálatas 6.7 “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. “ 


Contexto

O apóstolo Paulo está chegando ao final de sua carta. Seus temas principais já foram apresentados. Tudo o que resta são algumas advertências finais. À primeira vista, essas instruções e exortações parecem estar muito frouxamente ligadas entre si. No entanto, um exame mais detalhado, revelará o elo de ligação. É justo que os crentes, uma vez tendo recebido instrução espiritual de seus mestres na fé, contribuam materialmente em favor destes (v. 6). 

De acordo com a semeadura, assim será também a colheita. Se plantais a semente de vossas cobiças egoístas, se semeais no campo da carne, obtereis um a colheita corrupta. Mas se semeais na boa terra do Espírito, obtereis um a colheita de vida eterna”. Tendo como base o fato de que o princípio da semeadura é implacável, Paulo exorta os gálatas a não se cansarem de fazer o bem, principalmente aos domésticos da fé (vv. 9 e 10). É a explicação do grande princípio da semeadura e da colheita que será apresentado no versículo 7:


“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; “ 

Paulo começa com uma advertência para que não se enganem, não errem. Essa advertência serve para preparar a ideia seguinte, que é uma lei imutável. A possibilidade de se enganar é mencionada diversas vezes no Novo Testamento. (1 Coríntios 15.33) “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”. Jesus disse que o diabo é um mentiroso e o pai da mentira, e advertiu os seus discípulos contra a possibilidade de serem enganados. João nos adverte, na sua segunda epístola, que “muitos enganadores têm saído pelo mundo fora”; Paulo nos roga, em sua carta aos Efésios: “ Ninguém vos engane com palavras vãs”. Já em Gálatas ele pergunta aos seus leitores: “Quem vos fascinou? ” (3:1) e fala ainda da pessoa que “ a si mesma se engana” (6:3). 

Afinal, muitos se tem enganado acerca desta inexorável lei da semeadura e da colheita. A palavra grega para escarnecer tem um sentido de “torcer o nariz”, “tratar despercebidamente”, “ridicularizar” conforme escreve Salomão ““O filho sábio alegra seu pai, mas o homem insensato despreza a sua mãe” (Provérbios 15.20). A ideia é tornar Deus ridículo mediante a defraudação e o não cumprimento da sua vontade. Deus não é do tipo suscetível à zombaria. Torna-se extremamente fútil tentar zombar dEle. 

O que o apóstolo diz aqui é que os homens podem enganar a si mesmos, mas não podem enganar a Deus. Embora pensem que podem escapar desta lei da semeadura e colheita, eles não podem. Podem até continuar semeando suas sementes e fechando os olhos às consequências, mas um dia o próprio Deus vai fazer a colheita.


“...porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. “ 

Este é um princípio de ordem e coerência que se acha inscrito em toda vida, material e moral. A agricultura, por exemplo. Depois do dilúvio, Deus prometeu a Noé que, enquanto houvesse terra, haveria “ sementeira e ceifa”, isto é, a semeadura e a colheita não teriam fim: “Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão” (Genesis 8:22). 

Se um lavrador deseja ter colheita, deve semear a semente no seu campo; caso contrário, não haverá colheita. Além disso, o tipo de colheita que ele vai obter é determinado de antemão pelo tipo de semente que ele semeia. Isso acontece com a natureza, a qualidade e a quantidade. Se ele semear cevada, vai colher cevada; se semear trigo, colherá trigo. Semelhantemente, uma boa semente produz uma boa colheita, e uma semente ruim produz uma colheita ruim. Além disso, se ele semeia com abundância, pode esperar uma colheita abundante; mas se semeia parcamente, também vai colher parcamente: “E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará” (2 Coríntios 9:6). 

Reunindo tudo, podemos dizer que se um lavrador deseja uma safra abundante de um a determinada semente, então, além de semear a semente adequada, esta deve ser boa e tem de ser semeada com abundância. Só assim ele pode esperar uma boa colheita. O homem colherá o que semeou. Deus deixa que o homem lavre sua sorte com as próprias mãos (livre arbítrio). Ele concede liberdade ao homem para semear onde queira, e, portanto, para colher o que queira. Exatamente esse mesmo princípio opera na esfera moral e na espiritual. Quem decide como será a colheita, não são os que colhem, mas os semeadores. 

Se um homem é fiel e consciencioso em sua semeadura, então pode confiantemente aguardar uma boa colheita. Se ele “ semeia ventos”, como costumamos dizer, só pode “ colher tempestades”! Por outro lado, segundo a observação de Elifaz, o temanita: “os que lavram a iniquidade e semeiam o mal, isso mesmo eles segam” (Jó 4:8). Ou, como Oséias advertiu os seus contemporâneos (8:7), “ porque semeiam ventos, segarão tormentas” (referindo-se ao juízo divino).

 

DEIVY FERRREIRA PANIAGO JUNIOR
18/5/2023

FONTES:

CABRAL, Elienai. Relacionamentos em Família – Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

SOARES, Germano. Gálatas – Comentário. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.

BOYD, Frank M.  Comentário Bíblico.../ 1 ed. - Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 1996.

STOTT, John. A mensagem de gálatas. São Paulo: ABU, 2000.

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