sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

2 Pedro 3.9

2 Pedro 3.9 “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.”


“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco,

Pedro está falando especificamente da promessa da vinda de Cristo. Em grego, parousia, palavra usada como termo técnico para indicar a visita de um rei ou imperador a uma província. Escarnecedores têm escarnecido dessa promessa e usam a demora da volta do Senhor como prova de que Ele não voltaria.: “Onde está a promessa da sua vinda, porque desde que os pais dormiram, todas as cousas permaneceram como desde o princípio da criação” (2 Pedro 3.4).

Essa atitude dos escarnecedores é semelhante a dos impenitentes do Antigo Testamento que zombavam das advertências a respeito da iminência do julgamento de Judá e Jerusalém: “O Senhor não faz bem nem faz mal” (Sofonias 1.12). Assim o faziam, supondo ser o Senhor impotente para intervir nos problemas deste mundo, mas se o Senhor não cumpriu ainda a sua promessa é por causa da sua longanimidade: “O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés” (Naum 1.3).


 “... não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.”

O Senhor não está negligenciando nem atrasando sua promessa. Deus está executando os Seus propósitos. Ele “deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2:4). Não quer que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. Deus está dando aos desinformados e rebeldes tempo para ouvirem o testemunho de Jesus, se arrependerem e obedecerem a Ele.

E que entre os salvos haja redimidos de “toda família, e língua, e povo, e nação”. Que todos estes sejam reis e sacerdotes, e que reinem com Cristo por toda a eternidade (Apocalipse 5.9,10). Sim, esta é a única razão para a aparente demora de sua vinda. Ele almeja que haja um número maior de salvos. Além do mais, em relação à população total do mundo, os salvos são poucos; seu número incluirá eventualmente “uma grande multidão que ninguém* pode enumerar” (Apocalipse 7.9)

Antes de morrer, o próprio Jesus falou da Sua volta, mas Ele advertiu que o dia e a hora exata não eram objetos de especulação. Visando salientar essa questão, Ele disse: “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai” (Mateus 24:36). Jesus foi cuidadoso ao ensinar seus discípulos sobre como deveriam aguardar pelo fim dos tempos.

Os crentes devem viver prontos para que Jesus Cristo volte cedo ou tarde. Todavia, não devem especular. Seitas cristãs antigas e modernas não se cansam de explorar as visões de Daniel, Ezequiel e Apocalipse. Elaboram sistemas, calculam cronogramas e informam o mundo de que em determinado dia o Senhor vai voltar. Em nenhum trecho do Novo Testamento os discípulos especulam a hora em que o Senhor vai voltar. Vive-se na expectativa de que a volta do Senhor está próxima.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
12/12/2023

FONTES:

GABY, Wagner. Até os confins da terra – Pregando o evangelho a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

HORTON, Stanley. I e II Pedro – a razão da nossa Esperança. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201501_01.pdf

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário