sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

1 Pedro 1.15

1 Pedro 1.15 “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; “


“Mas, como é santo aquele que vos chamou, “ 

Dentre os chamados atributos comunicáveis de Deus está a sua Santidade. Deus é absolutamente santo; sua santidade é infinita e inigualável. A santidade de Deus é singular por causa de sua majestade infinita e também em virtude de Ele ser totalmente distinto e separado, em pureza, de suas criaturas. Ele é santo em si mesmo, em sua essência e em sua natureza: “Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus” (1 Samuel 2:2).

O termo "santo" — hb. qãdôsh e gr. hagios — significa "separação" ou "brilho", "brilhante"; é especificamente divino. A etimologia de qãdôsh é ainda incerta; parece ser uma combinação que indica "queimar no fogo", numa referência à oferta queimada, porém a ideia básica é de "separar, retirar do uso comum". Esse é o pensamento do Antigo Testamento: "para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo" (Levítico 10.10).

Nenhum atributo divino é tão solenizado nas Escrituras como esse: “E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória” (Isaías 6:3).


“...sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; “ 

Uma vez que aquele que nos chamou é Santo: “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor“ (Efésios 1:4). Todo o nosso procedimento deve resplandecer o caráter de Deus, a santidade daquele que nos chamou do pecado para a salvação. Tornar-se santo inclui ambas as noções sobre santidade: o elemento de separação, em distinção ao profano, e o elemento ético ou moral."

O verbo santificar vem do grego hagiazõ, que significa “separar, purificar, consagrar”. Desse modo, a santificação é a operação do Espírito Santo em manter o salvo separado do pecado (Romanos 12.1,2).  Santificação é o ato de separar-se do pecado e dedicar-se a Deus. Ele exige santidade de seus filhos [...]; pois sem a santificação ninguém verá o Senhor [...] (Hb 12.14).

Esse termo bíblico aponta para o mais alto padrão ético e moral de vida a fim de agradar a Deus. Nesse sentido, a regeneração preordena os crentes para uma vida afastada do pecado e, por conseguinte, a uma conduta ilibada:

Paulo escreve as igrejas para que sejam seus imitadores: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados” (Efésios 5:1). Devemos nos espelhar naqueles que viver diante de deus sem ter do que se envergonhar: “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver” (Hebreus 13:7).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
9/7/2023

FONTES:

BAPTISTA, Douglas. A igreja de Cristo e o império do mal – Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

MUELLER, Ênio R. I Pedro: Introdução e comentário.

WIERSBE, Warren W. Comentário bíblico expositivo.

BARCLAY, William. Santiago, I y II Pedro.

Lopes, Hernandes Dias. 1 Pedro: com os pés no vale e o coração no. São Paulo: Hagnos, 2012 .

ZIBORDI, Ciro Sanches. Apostila CETADEB -  Teologia Sistemática II. 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário