1 Tessalonicenses 5:23 "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. "
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo;”
A epístola de Tessalonicenses é iniciada com ação de graças, encerra-se agora com a confiante expectativa da parte de Paulo de que o Deus de paz, que é fiel, complete neles a obra que já iniciou (v. 24).
Em sua oração (v. 23), Paulo deseja que o nosso ser inteiro seja santificado, consagrado a Deus e conservado plenamente são e irrepreensível para a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo.
Sobre a santificação: Ela possui três estágios:
1- Santificação posicional ou inicial. Esta etapa da santificação ocorre de forma instantânea, trata-se do momento em que a pessoa é justificada pela fé na obra vicária de Cristo e purificada de imediato: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5.17). A justificação acontece por meio da fé e não pelos próprios méritos de quem foi justificado. A eficácia da obra expiatória de Cristo na cruz é “creditada na conta” da pessoa que creu (Romanos 4.1-25). A Justificação é um ato de Deus, o Supremo Juiz, que muda o ser humano de réu, condenado à perdição eterna, para a posição de santo e justo diante dEle.
2-Santificação contínua e progressiva. A santificação é dinâmica, um processo progressivo e contínuo. Acontece na vida da pessoa já justificada, como algo natural, pois a pessoa, uma vez justificada, recebe uma nova natureza, que a torna alguém que não se acostuma mais com uma vida de pecado. No entanto, ela deve vigiar, pois a velha natureza continua atuando na vida do crente: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14).
3- Santificação final. A pessoa que é justificada ainda tem de conviver com a velha natureza; a santificação somente alcançará seu estado pleno e perfeito quando a velha natureza foi finalmente removida e mortificada. Portanto, a santificação final não será alcançada nesta vida. Isto acontecerá somente com a glorificação, quando os salvos receberão seus corpos glorificados, semelhantes ao de Cristo, depois da ressurreição: “Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade” (1 Coríntios 15:53)
“... e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente
conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. “
Quando o apóstolo Paulo fala sobre Deus nos santificar “completamente”, está falando sobre o nosso ser inteiro, que é composto de espírito, alma e corpo.
- Seu espírito é a parte de si que tem consciência de Deus e das coisas espirituais.
- Sua alma é a parte de si que tem consciência de si mesmo.
- Já seu corpo é a parte de si que tem consciência das coisas naturais.
A santificação divina atinge cada uma destas três partes da seguinte maneira:
Santificação do Espírito – O espírito já passou pela santificação inicial que se deu na ocasião da regeneração (II Co.1:21 – Tg.1:18 – I Pe.1:21). Agora se desenvolve mediante o processo de crescimento (I Pedro 2:2 – Efésios 5:15) é o desenvolver do Fruto do Espírito (Gálatas 5.22).
Santificação da Alma – Alma é a nossa personalidade; sede das emoções, intelecto e vontade. Não é regenerada, mas restaurada (Tiago 1:21) pela Palavra de Deus. Enquanto a santificação do espírito é inicial e imediata, a santificação progressiva tem seu lugar na alma e no corpo. É o processo de mudança de valores (Lucas 5:33-39 – Efésios 4:23 – Jr.18:1-6 – Rm.12:1,2) que também chamamos de desenvolver a salvação (Fl.1:6 e 2:12) e despir-se do velho homem (Ef.4:20 a 5:21);
Santificação do Corpo – O nosso corpo só será totalmente santificado depois de transformado (Rm.8:23 – Fl.2:21 – I Co.15:50-53). Até que isto aconteça, a santificação do corpo é o processo contínuo de sujeitar a carne (I Co.9:27), guardar-se da imoralidade (I Co.6:13-20 – I Ts.4:1-8) e usar adequadamente os membros do corpo. A santificação do corpo abrange ainda a nossa forma de falar e de vestir (Ef.4:25,29 – I Tm.2:9,10).
Ao destacar cada uma das três partes que compõem nosso ser enquanto falava da santificação, o apóstolo Paulo estava nos mostrando a necessidade de trabalharmos com cada parte em separado. Escrevendo aos Coríntios, ele falou sobre nos purificarmos das imundícies tanto da carne como do espírito: “Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus” (2 Coríntios 7:1).
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
17/8/2023
FONTES:
CPAD – Revista Jovens – TEMA: SEPARADOS PARA DEUS – Buscando a Santificação para vermos o Senhor e sermos usados por Ele - Lição 01: Santificação – O Caminho que leva à Vida Eterna com Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário