sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Hebreus 11.8

Hebreus 11.8 “Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. “


“Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu “

Abraão é a primeira pessoa do Antigo Testamento mencionada especificamente como alguém que tem fé. A fé de Abraão trouxe justificação, o que significa que ele foi considerado justo.Ele não foi um homem perfeito, sem pecado, mas viveu na fé. Ele recebera o chamado para “ir”: “Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei” (Gênesis 12:1), assim como os leitores de Hebreus foram chamados a sair do judaísmo e, mais tarde, foram admoestados a sair “do arraial” do judaísmo: ”Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério. Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura” (Hebreus 13:13,14). Da mesma maneira a fé nos desafia a nos afastar do mundo e vir para a igreja: “Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo ,E eu vos receberei ” (2 Coríntios 6:17). A palavra “Eclésia” significa “chamados para fora”. Um aspecto notável da fé de Abraão é a sua obediência pessoal. “Quando chamado, obedeceu”, a obediência acompanhou a chamada. Foi, na realidade, espontânea. Quando Deus chamou a Abraão, este não vacilou, mas obedeceu sem fazer perguntas. Ele obedeceu sem o tipo de instrução específica que foi dada a Noé. Talvez seja por isso que Abraão, e não Noé, é conhecido como “O Pai dos Fiéis”. Afinal “ os que são da fé são benditos com o crente Abraão “ (Gálatas 3:9).


 “... indo para um lugar que havia de receber por herança; “

Quando ele foi chamado por Deus em Harã, não teve uma explicação clara de sua herança futura. Sua fé foi o que dominou a sua vida. Todavia, essa terra ainda não era dele, mas apenas uma promessa. Na verdade, Abraão morava nas promessas de Deus e vivia em Canaã. Ali, ele não passava de um estrangeiro. Ele realmente “peregrinou na terra da promessa como em terra alheia” (v. 9). A fé dizia que essa terra, embora não lhe pertencesse fisicamente, era dele por herança divina. A fé era o único documento que ele tinha de propriedade daquela terra.

Em Gênesis 13:14-17 Deus lhe falou: “Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente; Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre. E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, também a tua descendência será contada. Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei


“... e saiu, sem saber para onde ia. “

Sair dessa maneira deve ter sido, bem frustrante e amedrontador. Quando lhe ordena a sair, Deus não lhe mostra o lugar para onde quer que Abraão vá, o mantém em suspense e em perplexidade de espírito. Diz Deus: “Vai para o lugar que te mostrarei” (Genesis 12.1). “Deixar as certezas e sair em busca daquilo que é desconhecido — não contando com nada além da Palavra de Deus — é a essência da fé”.

Isto é o que o autor de Hebreus quer que seus leitores assimilem: uma vida de fé firme, em que todos se entreguem completamente a Deus, ao seu chamado para uma vida de peregrinação na qual todos o sigam fielmente, confiando nas promessas de Deus— tudo em harmoniosa e feliz obediência.

Fé e obediência implícitas são devidas a Deus, e a Ele somente. Todos os que são efetivamente chamados abrem mão da sua própria vontade e sabedoria a favor da vontade e da sabedoria de Deus, e é sábio da parte deles fazer assim; embora não saibam sempre o seu caminho, contudo conhecem o seu guia, e isso os satisfaz

Jesus disse a Nicodemos: “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito ” (João 3:8)

Todos os que experimentaram o novo nascimento têm algo em comum com o vento. Assim como não se pode explicar o vento e seus efeitos, tampouco se pode realmente explicar a mudança que ocorre na vida de quem vive um novo nascimento. O que são os nascidos do Espírito, de onde vêm e para onde vão são fatos incompreensíveis para o mundo; tão incompreensíveis quanto o próprio Jesus é para os judeus: “Respondeu Jesus, e disse-lhes: Ainda que eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei de onde vim, e para onde vou; mas vós não sabeis de onde venho, nem para onde vou” (João 8:14).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
1/10/2023

FONTES:

GABY, Wagner. Até os confins da terra – Pregando o evangelho a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201407_03.pdf

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_202111_01.pdf

Hebreus: Introdução e Comentário - Série cultura Bíblica. São Paulo: Vida. Nova, 2005.

GONÇALVES, José. Maravilhosa Graça. Rio de Janeiro: CPAD 2016.

 Calvino, João (1509-1954).Hebreus. São José dos Campos, SP.: Editora Fiel.

ARRINGTON French L; STRONSTAD Roger. Comentário Bíblico Pentecostal – Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry – Atos a Apocalipse. Rio de Janeiro CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário