1 Coríntios 15.24 “Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força. ”
“Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, ”
Alguns reputam que a expressão “eita to telos” (depois, virá o fim) significa que o fim último, a meta final, vem imediatamente depois da ressurreição e do arrebatamento, não deixando espaço para um milênio. Todavia Paulo trata a ressurreição de Jesus e a dos crentes como uma unidade (v.23), o que Apocalipse 20.5 chamada de “a primeira ressurreição”.
A palavra “depois” (eita) no grego, cobre um intervalo, tal como o intimamente relacionado “epeita” (V.23), o depois do versículo precedente, cobre um intervalo longo, o intervalo do reino de Cristo na terra. Isso indica uma sucessão de tempo entre a segunda vinda e o fim. Cada vez que em 1 Coríntios Paulo usa o “eita” envolve um intervalo. Observe que o “epeita” do versículo 23 já cobriu um intervalo de pelo menos 1900 anos!
Assim, está claro que o reinado de Cristo acontece durante o Milênio, depois de sua segunda vinda. Os Salmos 8.6 e 110.1 também profetizam um reinado régio. Zacarias (Zacarias 10.6,8,9,12) promete um futuro retomo dos israelitas à sua terra. Todas estas passagens exigem uma realização no Milênio.
O fim refere-se ao fim do reino (Milenar), como indica o versículo seguinte: “Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés ” (1 Coríntios 15.25). Em certo sentido, o reinado de Jesus começou em Sua ascensão e continuará até que Ele venha novamente como Juiz e Senhor (Atos 1:9–11) e implantar o seu Reino Milenial: ”Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés” (Salmo 110.1). Quando vier o fim, Ele [entregará] o reino ao Deus e Pai.
“... e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força. ”
Esse trecho sugere que a aniquilação é anterior à sua entrega do Reino a Deus Pai no fim. A entrega segue a subjugação. Isto é confirmado pela construção paralela do versículo 28: “E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos”.
Quando os mil anos terminarem então, Deus será “tudo em todos”. Tudo será feito novo: “Eis que faço novas todas as coisas” (Apocalipse 21.5). Ele (Cristo) abolirá todo império, toda potestade e força. Essas palavras provavelmente, são destinadas para resumir toda a oposição existente para a justiça, ao invés de três ordens particulares, Vincent diz que eles são "termos abstratos para diferentes ordens de poderes espirituais e angelicais." (Efésios 1:21; Efésios 3:10, Colossenses 1:16).
Quaisquer que sejam as forças opostas existentes nos reinos celestiais: “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele” (Colossenses 1:16) ou os desafios ao reinado de Cristo na era presente, todos se submeterão ao governo do Senhor Jesus.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
28/11/2024
FONTES:
RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201705_02.pdf
HARRISON, Everret F; PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1990.
HORTON, Stanley. I e II Coríntios – os problemas da igreja e suas soluções. 3.ed., Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
WESLEY, John. Comentário Bíblico do Novo Testamento. Penkal, 2023
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