sábado, 30 de novembro de 2024

João 10.9

João 10.9 “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.”

 

“Eu sou a porta; ”

J. A. T. Robinson entende que temos aqui uma parábola curta, onde Jesus é comparado à porta, inserida na parábola mais longa em que ele é comparado ao pastor. Se antes Jesus fez um contraste na parábola entre o pastor e os ladrões e salteadores (10.1-6), agora ele faz um contraste entre a porta e os ladrões e salteadores (10.7-10).

Quando Jesus disse: “Eu sou a porta” (vv. 7), Ele estava enfatizando que Ele é o único caminho
para chegarmos a Deus: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). Ninguém pode entrar no aprisco de Deus senão por meio de Jesus. Não há outra porta. Não há outro Salvador ou mediador. O próprio Jesus é a porta. Não se trata de uma cerimônia ou de uma doutrina. Não se trata de uma igreja nem de uma denominação. A porta é Jesus!

O cego curado foi expulso da igreja oficial, mas sua excomunhão o promoveu, porque passou da sinagoga para o Salvador. Podiam excluí-lo de uma instituição, mas não do Céu. “Eu sou a porta”, disse Jesus.

Muitas pessoas piedosas e tementes a Deus têm sido excluídas das igrejas durante a história da cristandade, e isto não c de se estranhar, porque o próprio Senhor tem sido excluído de tantas delas: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Apocalipse 3.20). Certas igrejas, como a de Laodicéia, que deixam Cristo fora da porta, são mais clubes religiosos do que igrejas de Cristo, e há mais vantagem espiritual cm ficar fora delas.

 

“... se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. ”

Quem aceita-lo e passar por ele (A porta) terá segurança. “Salvar-se-á”. No contexto da vida na terra, "salvo” significa seguro, são, protegido por Cristo e cm Cristo, até que nossa comunhão com Ele, além dos limites da morte, se revele na forma de salvação eterna. Pela sua contínua proteção, “o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial” (2 Timóteo 4.18).

Quem aceita-lo e passar por ele (A porta) terá liberdade. “Entrar e sair” é frase frequentemente empregada para expressar o livre uso da moradia por parte de quem habita no seu lar. O crente que entra em comunhão com Deus, recebendo a salvação, não “entra e sai” com respeito àquele relacionamento, e sim, como filho de Deus, desfruta da familiaridade da comunhão com Deus.

Quem aceita-lo e passar por ele (A porta) terá sustento. “Achará pastagens”. Acham -se em Cristo todas as coisas de que a alma necessita para seu crescimento espiritual. A ideia de “pastagens” pode ser aplicada também aos “meios da graça” - a oração, a Palavra, a comunhão com o povo de Deus nos cultos públicos.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
02/12/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200707_08.pdf

PEARLMAN, Myer. João o Evangelho do Filho de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.

BRUCE, F. F. João introdução e comentário. São Paulo: Mundo Cristão, 1987.

2° Trimestre De 2024 | TEMA: JOÃO – O Evangelho do Filho de Deus | Escola Bíblica Dominical | Lição 08: JOÃO 10 – Jesus, o Bom Pastor | EBD PECC

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário