sábado, 30 de novembro de 2024

Isaías 59.19

Isaías 59.19 “Então temerão o nome do Senhor desde o poente, e a sua glória desde o nascente do sol; vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do Senhor arvorará contra ele a sua bandeira. “

 

“Então temerão o nome do Senhor desde o poente, e a sua glória desde o nascente do sol;

A intervenção de Deus é uma alegria para os seus amigos, mas é um terror para seus inimigos, porque o Deus vivo é tanto Redentor como Vingador. A palavra “temerão” pode ter o sentido tanto de terror como de temor neste contexto. Haveria terror para os que lutassem contra a vontade de Deus e também temor, ou reverência, para os que se humilhassem diante dELe.

Ele pagará aos Seus inimigos de acordo com os seus atos. Ele virá como Juiz do mundo todo. Quando acontecer “países ocidentais, e o oriente ficará pasmo com a sua fama” (Knox). Todos ficarão cheios de terror diante da terrível revelação do nome do Senhor e da Sua glória: “Eis que o nome do Senhor vem de longe, ardendo a sua ira, sendo pesada a sua carga; os seus lábios estão cheios de indignação, e a sua língua é como um fogo consumidor” (Isaías 30.27).

 

“... vindo o inimigo como uma corrente de águas”

Essa parte deste versículo pode ser traduzida de dois modos, cada um com uma nuance diferente em significado.

Primeiro, tomando-se como referência a (ARA): “pois virá como torrente impetuosa, impelida pelo Espírito do Senhor”. Perceba que o sujeito se reporta ao SENHOR na sua glória ” (Ele) virá como torrente impetuosa”. Isto retrata a irresistibilidade de Deus quando Ele vier.

Segundo a palavra traduzida na ARA como “impestuosa” também pode significar “adversário”, ou “inimigo.  Assim a tradução alternativa toma o adversário como o sujeito: “vindo o inimigo como uma corrente de águas”, como indica a ARC. Sendo considerada a ARC como correta quando o inimigo atacar poderemos confiar na intervenção divina.

Ambas as traduções mostram que o SENHOR é vitorioso e toda a oposição será varrida e derrotada.

 

“O Espírito do SENHOR arvorará contra ele a sua bandeira”.

A contradição do trecho anterior afetará o sentido dessa conclusão. Primeiro se considerarmos Deus o sujeito da mesma forma que uma bandeira é colocada no alto dum monte para atrair as pessoas, assim o Messias atrairá todos a si e se tomará em ponto de convergência. Cristo atrairá todos a si com sua beleza de caráter. A igreja comprada com a morte do Messias será reunida ao Israel restaurado (Hebreus 12.22), porque de ambos os povos fez um (João 11.52) e assim congregar a si todas as coisas (Efésios 1.10).

Segundo, considerando o inimigo como sujeito haverá concordaria com a primeira parte do versículo que diz que todos temerão seu nome. Uma bandeira é o estandarte que vai à frente de um exército que marcha. Nesse caso se trataria da veemente vingança divina contra os inimigos do seu povo.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
30/11/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201011_03.pdf

HORTON, Stanley.  Isaias, o profeta messiânico. Rio de Janeiro: CPAD, 2002.

POMMERENING, Claiton Ivan. Isaias, eis-me aqui, envia-me a mim. Rio de Janeiro: CPAD 2016.

HARPER, A. F. (Ed.). Comentário Bíblico Beacon. Vol. IV. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário