1 Timóteo 2.4 “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. ”
“Que quer que todos os homens se salvem, ”
Não é só a oração que é em favor de todos (v.1), o plano de Deus também é para todos. Pois a missão primordial da igreja é a proclamação do evangelho de Cristo para a salvação dos homens. Por esse amor Ele nos manda ir a todos (Marcos 16:15, 16; Mateus 28:18–20) e disponibilizou o seu evangelho a todos (Judas 3). E por meio desse evangelho todos serão julgados: “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo” (Romanos 14:10–12; 2 Coríntios 5:10).
Sua graça é suficiente para que “todos sejam salvos”. Jesus morreu por todos: “Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Coríntios 5:14-15).
O fato de Deus querer que todos os homens se salvem não significa que todos serão salvos – a Bíblia afirma que muitas pessoas rejeitarão a Cristo (Mateus 25.31-46, João 12.44-50). Mas isso é o desejo de Deus, porém também depende do livre arbítrio do homem. Deus para isso nos forneceu Cristo, o caminho para a salvação.
“... e venham ao conhecimento da verdade. ”
A palavra para conhecimento (Epignòsis) fala da “verdade do evangelho” (Gálatas 2:5, 14). Inclui, não somente a apreensão racional da parte do crente: “não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina” (Efésios 4.14), como também a aceitação pela fé, ao passo que a “verdade” é a totalidade da revelação de Deus em Cristo; nas Pastorais, quase conota a ortodoxia cristã. A expressão inteira, chegar ao pleno conhecimento da verdade, tem um som distintivamente joanino, e é o equivalente de “ser convertido ao cristianismo. ”
No mundo, atualmente, calcula-se que haja cerca de 40.000 religiões, seitas ou movimentos religiosos, de todas as origens, credos, crenças, filosofias, doutrinas, etc. E cada uma dessas “religiões” diz possuir “a verdade”. A maioria delas não crê em Deus, no Deus da Bíblia, Criador do universo e do homem. Crê em “deuses” e “deusas”, em “entidades” ditas espirituais. E, no meio desse emaranhado de “verdades”, o homem está perdido, sem saber quem é, de onde veio e para onde vai.
Porém só há salvação em Cristo, Ele é “a verdade” e não um a verdade. Essa é a motivação por que Paulo exorta à oração universal, “por todos os homens”. A verdade não pode ser separada de Jesus, pois Jesus é a verdade: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6). Jesus é a personificação da boa notícia da graça salvadora de Deus. Somente pela pessoa e obra de Cristo alguém pode ser conduzido a um conhecimento genuíno da verdade. Somente Ele é a revelação do Pai que expressa à verdade. Por isso Ele também diz: “Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz” (João 18:37).
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
28/11/2024
FONTES:
RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200311_05.pdf
RENOVATO, Elinaldo. As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.
Comentário do Novo Testamento: Aplicação Pessoal. Tradução: Degmar Ribas. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
https://textoaureoebd.blogspot.com/search?q=verdade+
Nenhum comentário:
Postar um comentário