quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Colossenses 1:2

Colossenses 1:2 “Aos santos e irmãos fiéis em Cristo, que estão em Colossos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.”

 

“Aos santos e irmãos fiéis em Cristo, que estão em Colossos:”

Nenhuma razão significativa é dada por Paulo para ter usado termos diferentes quando escreveu às igrejas. Ele se dirigiu aos irmãos tessalonicenses, coríntios e gálatas como “igrejas”. Nessa carta, como nas cartas aos romanos, filipenses e efésios, Paulo dirigiu-se a eles como “santos”. O termo “igreja” significa um grupo organizado de cristãos, enquanto “santos” aplica-se aos indivíduos que formam esse grupo. Ele pode ter usado “santos” a fim de dar um toque mais pessoal às suas cartas.

Santos significa “separado” para um propósito especial. Com referência a cristãos, significa ser separado das práticas malignas do mundo para servir os propósitos de Deus. Santos não são pessoas especiais dentro da comunidade cristã que foram canonizadas, mas todos os seguidores de Jesus (Atos 26:10; Romanos 8:27; 12:13; 2 Coríntios 13:13; 16:2; 2 Coríntios 1:1; Efésios 1:1).

O uso da palavra “santos” refere-se ao chamado, e não à ausência de pecado em seu comportamento. Paulo referiu-se aos membros da congregação em Corinto como “santos” (1 Coríntios 1:2), apesar do fato de alguns membros dessa igreja serem espiritualmente complicados, doutrinariamente equivocados e moralmente corruptos.

Paulo não estava se dirigindo a dois grupos separados, um de “santos” e outros de “irmãos fiéis”. No grego é usado apenas um artigo (tois) com as duas expressões. O que significa que não se tratavam de dois grupos, mas do mesmo grupo descrito de duas maneiras diferentes. Sobre isso Robert G. Bratcher e Eugene A. Nida escreveram: A forma do texto grego parece impor que se considere “santos” como um adjetivo, que modifica irmãos, assim como fieis, pois há um só artigo antecedendo a frase: “santos e fiéis irmãos em Cristo”.

Esses santos fiéis moravam na cidade de Colossos, cidade da Ásia menor. Paulo nunca havia estado nesta igreja: “Porque quero que saibais quão grande combate tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram o meu rosto em carne” (Colossenses 2:1). O evangelho cristão foi introduzido em Colossos durante o ministério de Paulo baseado em Éfeso. Segundo Atos 19.10, Paulo exerceu um ministério de pregação na cidade capital da Ásia proconsular com o resultado que “todos os habitantes da Ásia ouviram a palavra do Senhor, tanto judeus como gregos”.

É provável que a igreja de Colossos se reunia na casa de Filemom: “e à igreja que está em tua casa” (Filemom vv.1 e 2). Era costume, e às vezes necessário, que as igrejas locais se reunissem na casa de um dos membros: “Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja que está em sua casa” (Colossenses 4:15).

 

“Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.”

Essa forma de saudação encontrada na maioria das cartas de Paulo (Romanos 1.7; 1 Coríntios 1.3; 2 Coríntios 1.2; Gálatas 1.3; Efésios 1.2; Filipenses 1.2; 2 Tessalonicenses 1.2). O apóstolo Pedro cumprimenta os dispersos em sua epístola de forma semelhante: “Graça e paz vos sejam multiplicadas” (1 Pedro 1:2), e João em Apocalipse cumprimenta as igrejas da Ásia menor de uma forma mais eloquente incluindo aqui as três pessoas da Trindade: “Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém” (Apocalipse 1:4-6).

A frase busca invocar todas as bênçãos associadas à antiga e à nova aliança na comunidade da fé, reunida em Colossos. O termo “paz” recorda a bênção de Arão em Números 6.26, enquanto “graça” se tomou a palavra escolhida por Paulo para expressar a extensão do amoroso favor de Deus para com seu povo através de Cristo. Paulo sempre quis o melhor para seus convertidos, individual e coletivamente. Também lhes desejava as mesmas bênçãos que havia experimentado em seu encontro com Deus, através de Cristo. Deste modo, até dentro da estrutura bastante previsível de uma abertura epistolar, Paulo é um exemplo do cuidado e do generoso amor pastoral.

Apesar de ser a saudação preferida de alguns apóstolos, não devemos considerar como ela uma fórmula oficial para todas as igrejas. Entre os judeus, a principal palavra usada para saudação é "Shalom" ("Paz"). Desejar "Shalom" a alguém implicava uma bênção (2 Samuel 15.27). Aos setenta discípulos comissionados, o Senhor Jesus ordenou que partissem de dois em dois a todas as cidades e lugares. Ao chegarem a uma casa, eles deveriam dizer: "Paz seja nesta casa". Se ali estivesse um filho da paz, sobre este a paz repousaria; caso contrário, a paz voltaria aos discípulos (Lucas 10.1-6; Mateus 10.12,13).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
17/12/2025

FONTES:

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

https://textoaureoebd.blogspot.com/2025/11/filemom-3.html

ARAÚJOIsael de AraújoDicionário do movimento pentecostal. Rio de Janeiro, CPAD, 2007

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201309_02.pdf

https://novavidaemamor.blogspot.com/2022/02/a-paz-do-senhor-saudacao-crista-mais.html

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