quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

1 João 3:3

1 João 3:3 ’E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.”

 

’E qualquer que nele tem esta esperança”

A revelação de que os cristãos, como filhos de Deus, serão semelhantes a ele, quando ele se manifestar (v.2), é descrita como a esperança do cristão. O autor sagrado apega-se à idéia que o segundo advento de Cristo poderia ter lugar durante seu próprio período de Vida, como também esperavam Pedro e Paulo (1 Coríntios 15:51). O trecho de 1 João 2:18: "Filhinhos, esta é a última hora” mostra que o autor sagrado pensava viver na última hora.

A igreja cristã. Em todas as suas gerações, deverá caracterizar-se por essa esperança da vinda de Cristo para breve. Mas, visto que somente Deus sabe em que tempo isso sucederá (Mateus 24.36), todas as gerações, potencialmente, podem ver esse acontecimento. E óbvio, pois, que a espera pela possibilidade da parousia para nossos próprios dias de vida é uma esperança purificadora para todos os remidos.

 

“... purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.”

A gratificação que a promessa dá que somos de fato filhos de Deus e que seremos transformados à imagem de Cristo em sua vinda não deve levar os crentes a uma falsa sensação de tranqüilidade. Se alguém tem a esperança de finalmente ser semelhante a Cristo, deve, então, a si mesmo se purificar… assim como ele (Cristo) é puro.

Sem a purificação (que é a transformação moral), não poderemos ser metafisicamente transformados. Notemos, pois, a extrema importância da santificação. Não podemos fazer a escolha se nos santificaremos ou não. Trata-se de um imperativo absoluto, para que se participe da vida eterna: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12.14).

Somente a santidade pode preparar um crente para aquele evento, pois, de outra maneira, não poderemos ter confiança·, que nos fará ir ao encontro dele corajosamente. Se não tivermos vivido corretamente, cumprindo nossa missão, ficaremos envergonhados quando ele vier para revelar em nós aquilo que seremos: “E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda” (1 João 2:28).

João já acentuou que, desde que Cristo é justo, devemos praticar a justiça, se não quisermos ficar envergonhados em Sua vinda (1 João 2:29). Semelhantemente, desde que Ele é puro, e quando O virmos seremos semelhantes a Ele, temos que assegurar-nos de que o processo de purificação tem-se iniciado agora e começa a purificar-nos. Certo, somente o sangue de Cristo pode limpar-nos da corrupção e da culpa do pecado (1 João 1:7), mas temos um papel a desempenhar na purificação de nós mesmos do poder do pecado: “Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus” ( 2 Coríntios 7:1).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
17/12/2025

FONTES:

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

STOTT, John. I, II, III João: Introdução e comentário. São Paulo: Edições Vida Nova, 1982.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_202212_05.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário