Mateus 13:45 "Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; "
"Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; "
A seguir, Jesus comparou o reino a um negociante que procura boas pérolas. As “boas pérolas” estavam entre as pedras mais preciosas dos tempos bíblicos (Jó 28:18; Mateus 7:6; 1 Timóteo 2:9; Apocalipse 17:4; 18:11, 12, 16, 17; 21:21). Grandes somas eram pagas por pérolas únicas quando eram exemplares perfeitos do seu tipo. Defeitos, como a cor escurecida, imperfeição na forma ou aspereza, diminuíam o seu valor.
Produzidas dentro de moluscos, as pérolas eram colhidas por mergulhadores do mar Vermelho e do Golfo Pérsico. O “negociante” da história era um “comprador de atacado”, em oposição a um “varejista”. Esse negócio exigia que ele viajasse para muitos lugares.
Os negociantes procuravam as boas pérolas, procura esta que simboliza a eterna busca da humanidade pelo valor supremo da vida.
Os filósofos de todos os tempos já debateram a questão: “O que é o bem supremo?”. E uma boa pergunta. Há muitos valores na vida, mas a felicidade está no encontrar o bem supremo. Nas escolas rabínicas, a grande pergunta era: “Qual é o maior mandamento da lei?”
Qual é o grande valor - a pérola - da vida? O dinheiro? A fama? O prazer? O poder? O conhecimento? Cristo é a pérola de grande valor! Ele é o sumo bem: “Para mim, o viver é Cristo”.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIIOR
17/3/2024
FONTES:
PEARLMAN, Myer. Mateus: O evangelho do grande Rei. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.
http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201207_07.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário