domingo, 17 de março de 2024

Jó 1:15

Jó 1:15 "E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova. "



"E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, "

Os sabeus eram descendentes de Sebá, filho de Cuxe, neto de Cam e bisneto de Noé: "E os filhos de Cão são: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã. E os filhos de Cuxe são: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; e os filhos de Raamá: Sebá e Dedã" (Gênesis 10:6,7).

Habitavam o Norte da Etiópia, de onde saíam a roubar povos indefeso s e nações desprotegidas. De pilhagem em pilhagem, foram eles acumulando proverbial riqueza. Eram um povo marginal; não conheciam lei nem ordem. Nenhuma importância emprestavam às convenções internacionais. Dois grupos de sabeus foram identificados na Etiópia e na Somália: os semitas e os camitas, cujos descendentes ainda podem ser rastreados no chamado Chifre da África (Sudeste africano).Os beduínos árabes que cruzam os desertos do Oriente Médio, praticando o escambo e realizando pequenos negócios, são também considerados descendentes dos sabeus dos tempos de Jó.

Até aquele momento, contudo, não haviam feito qualquer incursão às propriedades de Jó, por se acharem estas sob a proteção do Senhor; era como se Ele as tivesse cercado de sebes (Jó 1.10). Tinha-se a impressão de que todas as fazendas e sítios do patriarca estavam sob a proteção de altos e terríveis muros de espinhos. 

Ante estes, os inimigos espantavam-se; sabiam que o Todo-Poderoso achava-se de prontidão para repelir os que se aproximavam das possessões de Jó. Um dia, porém, sentiram-se os sabeus livres para invadir as terras do patriarca. E, daqui, levam-lhe os bois e as jumentas: " Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel; Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, Eles então nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós" (Salmos 124:1-3)


"... e aos servos feriram ao fio da espada; "

Além do roubar as jumentas e bois de Jó os sabeus também mataram os servos que guardavam os rebanhos do patriarca. Eles eram tão violentos e implacáveis que, por onde passavam, deixavam um rastro de destruição. Afamados por sua elevada estatura, constituíam-se numa praga aos povos da Península do Sinai e de Canaã: "Assim diz o SENHOR: O trabalho do Egito, e o comércio dos etíopes e dos sabeus, homens de alta estatura, passarão para ti, e serão teus; irão atrás de ti, virão em grilhões, e diante de ti se prostrarão; far-te-ão as suas súplicas, dizendo: Deveras Deus está em ti, e não há nenhum outro deus" (Isaías 45:14).


"...e só eu escapei para trazer-te a nova. "

Aqui temos que considerar como ponto de vista o do mensageiro, que acreditava ser o único sobrevivente. Como Elias acreditava ser o único fiel a Deus em Israel e as filhas de Ló que acreditaram serem as únicas sobreviventes do mundo após a Destruição de Sodoma.



DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR

18/10/2020

FONTES:

 ANDRADE, Claudionor. Jó O problema do sofrimento do justo e seu propósito – Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

GONÇALVES, José. A Fragilidade Humana e a Soberania Divina: O Sofrimento e a Restauração de Jó. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

ANDERSON, Francis I. Jó – introdução e comentário. São Paulo: Edições. Vida Nova e Editora Mundo Cristão

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico –Livros Poéticos:  Rio de Janeiro, CPAD.

SWINDOLL, Charles R. Jó: Um homem de tolerância heroica - São Paulo: Mundo Cristão, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário