TEXTO ÁUREO
“Que pregues a palavra, instes a tempo e
fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e
doutrina.” (2 Tm 4.2)
Timóteo deveria transmitir a mensagem da
“sã doutrina” de modo insistente, quer os ouvintes aceitassem quer não a palavra
que lhes era enviada. A experiência, fundada na Palavra, mostra que, quando a
mensagem é de Deus, o pregador deve falar, não o que o povo gosta de ouvir, mas
o que Deus quer falar.
Timóteo levasse em consideração até as
últimas consequências a nobilíssima missão que lhe era confiada, para que
pregasse a Palavra de Deus, de modo insistente, em caráter de urgência, “a
tempo e fora de tempo”, tendo em vista o que haveria de ocorrer, conforme o
sentir profético do apóstolo.
” que pregues a palavra, instes a tempo e
fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, “
Estes cinco concisos imperativos, que se
emparelham a outros quatro no versículo 5, resumem a tarefa do ministério:
(1) Pregar. É a primeira e grande tarefa básica da
transmissão da mensagem fundamental, como fazia o próprio Paulo (I Coríntios.
15:1-11) e Jesus (Lucas. 5:1; 8:11, 21). Pregar a Palavra é a principal missão
de um ministro. A Palavra tem supremacia, e a pregação, primazia. O que Timóteo
deve pregar? A Palavra de Deus! Essa Palavra é idêntica ao depósito, à
Escritura, às sagradas letras, à sã doutrina, à verdade e à fé. O pregador não
pode pregar as próprias palavras. Não pode, também, torcer as palavras de Deus.
Não pode subtrair nem acrescentar nada à Palavra. Seu papel não é ser popular,
mas fiel. Seu chamado é para pregar a Palavra, e não sobre a Palavra. A Palavra
é o conteúdo da mensagem e autoridade do mensageiro. O pregador não cria a
mensagem; ele a proclama.
(2) instar. O verbo grego, traduzido por “instar”,
significa Estar pronto, preparado, quando for conveniente e quando não for. O
pregador precisa ter um profundo senso de urgência. Nas palavras do puritano
Richard Baxter, o pregador deve pregar como se fosse um homem que está às
portas da morte, pregando a pessoas que estão prestes a morrer. Martyn
Lloyd-Jones cita suas palavras literalmente: “Preguei como se nunca mais fosse
pregar novamente, como um moribundo a outro moribundo”. Agarre todas as
oportunidades, pareçam elas propícias ou não, pois o kairós (tempo oportuno) precisa
ser percebido e agarrado, remido e aproveitado, não no sentido do bordão “tempo
é dinheiro”, mas tempo é salvação, tempo é salvífico para a decisão. O dia da
salvação é oferta suprema e última antes do dia do juízo.
(3) Redargir ou Corrigir significa convencer os que
contradizem; revelar um erro. Paulo escrevendo a Tito diz que os bispos
deveriam entre outras coisas “reter firme a fiel palavra, que é conforme a
doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina como
para convencer os contradizentes” (Tito 1:9). Por isso o obreiro deve
manejar bem a palavra da verdade (2 Timóteo 2.15).
(4) Repreender ou advertir significa cobrar uma
responsabilidade não cumprida. A ideia essencial é, freqüentemente, a exigência
implícita da restituição quando apontado o erro. Repreender é o confronto
direto. Quando teu irmão pecar, corrige-o, quando se arrepender, perdoa-lhe
(Mateus 18.15). Como fez Paulo com o impuro de Corinto (1 Coríntios 5.1-8,13) e
como fez Natã com Davi (2 Samuel 13.1-15).
(5) Exortar significa incentivar ou encorajar
alguém. O significado de exortação na Bíblia possui o sentido de motivar ou
insistir que uma pessoa faça algo. No contexto bíblico, a exortação geralmente
é direcionada aos crentes para que eles vivam de acordo com a vontade de Deus,
de modo condizente a sua nova posição em Cristo.
“.. com toda a longanimidade e doutrina.
“
A Palavra precisa ser pregada com toda a
longanimidade. A palavra grega para longanimidade significa o tipo de espírito
que nunca se irrita, nunca se cansa, nunca se desespera. E uma espécie de
paciência triunfadora no trato com as pessoas.
Ser eloqüente não é difícil, se alguém
tem o dom natural da oratória; ser bom administrador é para quem tem
conhecimentos e capacidade administrativa; há obreiros que possuem esses dotes
pessoais; mas ser longânimo é para quem tem esse requisito como fruto do
Espírito Santo (Galatás 5.22).
O pregador deve ser firme na Palavra e
sensível com as pessoas. Não é seu papel forçar os ouvintes. Ao contrário, deve
ser brando para com todos e fugir das contendas (2.24,25). Stott tem razão em
dizer que, mesmo sendo solene o nosso comissionamento e urgente a nossa
mensagem, não se justifica uma conduta rude ou impaciente.
DEIVY
FERREIRA PANIAGO JUNIOR
30/8/2023
FONTES:
BAPTISTA, Douglas. A igreja de Cristo e o
império do mal – Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia.
Rio de Janeiro: CPAD, 2023.
PFEIFFER, Charles F. e HARRISON, Everett
F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: IBR. 1995.
STOTT, John. Tu, porém: a mensagem de 2
Timóteo.
LOPES, Hernandes Dias 2 Timóteo: o
testamento de Paulo à igreja. São Paulo: Hagnos, 2014.
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