domingo, 17 de março de 2024

Lição 12: O Papel da Pregação no Culto – 1 Trimestre de 2024.

TEXTO ÁUREO

“Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.” (2 Tm 4.2)

Timóteo deveria transmitir a mensagem da “sã doutrina” de modo insistente, quer os ouvintes aceitassem quer não a palavra que lhes era enviada. A experiência, fundada na Palavra, mostra que, quando a mensagem é de Deus, o pregador deve falar, não o que o povo gosta de ouvir, mas o que Deus quer falar. 

Timóteo levasse em consideração até as últimas consequências a nobilíssima missão que lhe era confiada, para que pregasse a Palavra de Deus, de modo insistente, em caráter de urgência, “a tempo e fora de tempo”, tendo em vista o que haveria de ocorrer, conforme o sentir profético do apóstolo. 

” que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, “ 

Estes cinco concisos imperativos, que se emparelham a outros quatro no versículo 5, resumem a tarefa do ministério: 

(1) Pregar. É a primeira e grande tarefa básica da transmissão da mensagem fundamental, como fazia o próprio Paulo (I Coríntios. 15:1-11) e Jesus (Lucas. 5:1; 8:11, 21). Pregar a Palavra é a principal missão de um ministro. A Palavra tem supremacia, e a pregação, primazia. O que Timóteo deve pregar? A Palavra de Deus! Essa Palavra é idêntica ao depósito, à Escritura, às sagradas letras, à sã doutrina, à verdade e à fé. O pregador não pode pregar as próprias palavras. Não pode, também, torcer as palavras de Deus. Não pode subtrair nem acrescentar nada à Palavra. Seu papel não é ser popular, mas fiel. Seu chamado é para pregar a Palavra, e não sobre a Palavra. A Palavra é o conteúdo da mensagem e autoridade do mensageiro. O pregador não cria a mensagem; ele a proclama. 

(2) instar. O verbo grego, traduzido por “instar”, significa Estar pronto, preparado, quando for conveniente e quando não for. O pregador precisa ter um profundo senso de urgência. Nas palavras do puritano Richard Baxter, o pregador deve pregar como se fosse um homem que está às portas da morte, pregando a pessoas que estão prestes a morrer. Martyn Lloyd-Jones cita suas palavras literalmente: “Preguei como se nunca mais fosse pregar novamente, como um moribundo a outro moribundo”. Agarre todas as oportunidades, pareçam elas propícias ou não, pois o kairós (tempo oportuno) precisa ser percebido e agarrado, remido e aproveitado, não no sentido do bordão “tempo é dinheiro”, mas tempo é salvação, tempo é salvífico para a decisão. O dia da salvação é oferta suprema e última antes do dia do juízo. 

(3) Redargir ou Corrigir significa convencer os que contradizem; revelar um erro. Paulo escrevendo a Tito diz que os bispos deveriam entre outras coisas “reter firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina como para convencer os contradizentes” (Tito 1:9). Por isso o obreiro deve manejar bem a palavra da verdade (2 Timóteo 2.15). 

(4) Repreender ou advertir significa cobrar uma responsabilidade não cumprida. A ideia essencial é, freqüentemente, a exigência implícita da restituição quando apontado o erro. Repreender é o confronto direto. Quando teu irmão pecar, corrige-o, quando se arrepender, perdoa-lhe (Mateus 18.15). Como fez Paulo com o impuro de Corinto (1 Coríntios 5.1-8,13) e como fez Natã com Davi (2 Samuel 13.1-15). 

(5) Exortar significa incentivar ou encorajar alguém. O significado de exortação na Bíblia possui o sentido de motivar ou insistir que uma pessoa faça algo. No contexto bíblico, a exortação geralmente é direcionada aos crentes para que eles vivam de acordo com a vontade de Deus, de modo condizente a sua nova posição em Cristo. 

“.. com toda a longanimidade e doutrina. “ 

A Palavra precisa ser pregada com toda a longanimidade. A palavra grega para longanimidade significa o tipo de espírito que nunca se irrita, nunca se cansa, nunca se desespera. E uma espécie de paciência triunfadora no trato com as pessoas.  

Ser eloqüente não é difícil, se alguém tem o dom natural da oratória; ser bom administrador é para quem tem conhecimentos e capacidade administrativa; há obreiros que possuem esses dotes pessoais; mas ser longânimo é para quem tem esse requisito como fruto do Espírito Santo (Galatás 5.22). 

O pregador deve ser firme na Palavra e sensível com as pessoas. Não é seu papel forçar os ouvintes. Ao contrário, deve ser brando para com todos e fugir das contendas (2.24,25). Stott tem razão em dizer que, mesmo sendo solene o nosso comissionamento e urgente a nossa mensagem, não se justifica uma conduta rude ou impaciente. 

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR 
30/8/2023 

FONTES: 

BAPTISTA, Douglas. A igreja de Cristo e o império do mal – Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia. Rio de Janeiro: CPAD, 2023. 

PFEIFFER, Charles F. e HARRISON, Everett F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: IBR. 1995. 

STOTT, John. Tu, porém: a mensagem de 2 Timóteo. 

LOPES, Hernandes Dias 2 Timóteo: o testamento de Paulo à igreja. São Paulo: Hagnos, 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário