1 João 5:4 "Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé."
"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo;"
Os nascidos de Deus são aqueles que experimentaram a nova vida que Jesus ofereceu. A Nicodemos Jesus havia dito: "necessário usar é nascer de novo". A vida espiritual não passa de pai para filho de modo natural; ela procede de Deus: "O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito" (João 3.6,7).
A todos que recebem a Jesus como Salvador pessoal, o Eterno concede o poder de serem feitos seus filhos: "Mas a todos quanto o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome" (João 1.12). Dentre os muitos aspectos do crente como filho de Deus, destacamos a obediência. A essência de ser filho de Deus é o amor, e o cerne do amor é a obediência (João 14.22).
Os filhos de Deus não se conformam com as obras deste mundo, a saber, "as concupiscências" que em vossa ignorância praticavam (1 Pedro 1.14). Esses desejos intensos de gozos materiais estão associados à falta de conhecimento legítimo do que é verdadeiramente útil, real, e necessário para se ter uma vida que agrade a Deus.
Aquele que realmente nasceu de Deus está liberto da escravidão do pecado e passa a ter o desejo e a disposição espiritual de obedecer ao Senhor e andar sob a direção do Espírito Santo (v.2)
Uma vez transformado sua natureza os nascidos de Deus vencem o mundo, pois o mundo não tem mais poder para o influenciar para o mal e afastá-lo daquele que o gerou.
"... e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé."
Vivemos num momento eclesiástico em que nunca ouvimos tanto a palavra "vitória" ser pronunciada. "Quem não deseja ser um vencedor?" A epístola de João nos apresenta o segredo da vitória sobre o mundo: a fé em Jesus como o Filho de Deus.
Esta fé é essencial não somente para que o crente vença o mundo, mas também para que o homem nasça de novo, guarde os mandamentos divinos, ame a Deus e ao próximo. Na verdade, crer em Jesus como o Filho de Deus implica amá-lo, obedecer-Lhe e amar ao próximo. Por isso, João enfatiza tanto essa fé em seus escritos.
Na verdade, sob a perspectiva joanina, se o crente, que não tem vencido o mundo, fizer uma investigação profunda em sua vida, descobrirá que a raiz do seu problema ou dificuldade encontra-se neste simples, mas indispensável, fundamento: a fé em Jesus como o Filho de Deus.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
10/4/2025
BOICE, J. M. As Epístolas de João. RJ: CPAD, 2006
https://www.estudantesdabiblia.com.br/licoes_cpad/2009/2009_03_12.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário