sábado, 5 de abril de 2025

1 João 5:1

1 João 5:1 "Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido."


"Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus;"

João estivera destacando como os anticristos ensinavam que Jesus não veio em carne. Aqui ele explica que crer que Jesus é o Cristo – o Messias que Deus prometeu vir ao mundo como Emanuel, o Deus conosco – é o que diferencia os nascidos de Deus.

É mediante a fé no sacrifício de Jesus que experimentamos uma nova vida. Somente o novo nascimento nos faz entrar numa nova relação com o Senhor, tornando-nos, verdadeiramente, filhos de Deus (1 João 3.1,2). A natureza espiritual desta nova relação vem de semente incorruptível, isto é, pela Palavra de Deus; é obra do Espírito Santo (João 3.5-8), mediante as verdades vivas e eternas do evangelho de Cristo (1 Coríntios 4.15)

Natureza humana só pode produzir natureza humana; e nenhuma criatura poderá elevar-se acima de sua própria natureza. A vida espiritual não passa de pai para filho de modo natural; ela procede de Deus: "O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito" (Jo 3.6,7).

A palavra nascido na expressão "nascido de Deus" está no tempo perfeito. Esse tempo indica o evento ocorrido no passado com consequências contínuas. Em outras palavras como escreveu stott: "nossa atividade atual e contínua de crer é o resultado, e assim a evidência, de nossa experiência passada do novo Nascimento pelo qual nos tornamos e permanecemos filhos de Deus".

João sempre associou o ser nascido de Deus coma prática do amor. Se alguém ama o pai, também ama seu Filho. Aqui, podemos concluir que ele estava falando sobre amarmos Jesus como filhos do Pai celeste.


"... e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido."

Se estivermos amando a Deus e nos esforçando para viver de acordo com os seus ensinamentos, isso se refletirá na forma com que nos tratamos uns aos outros.

Jesus não veio somente para mostrar o amor do Pai por nós; ele também veio para nos mostrar como amar uns aos outros. João 13:1 – escrito depois que os apóstolos experimentaram muitos fracassos – diz o seguinte: “Jesus… tendo amado os seus… amou-os até ao fim”. Foi esse amor que levou Jesus a lavar os pés dos apóstolos.

Paulo nos diz que Deus nos amou quando éramos por natureza filhos da ira (Romanos 6.8-10). Ele nos amou tanto que enviou seu Filho para morrer em nosso lugar (João 3.16). Quem é nascido de Deus precisa aprender com o Pai a amar de verdade.

Boice escreveu: "que na compreensão de João, o filho potencial de Deus primeiro ganha a vida da parte de Deus e como resultado disso passa a crer em Cristo, busca a retidão, e com isso ama o próximo".


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
10/4/2025

BOICE, J. M. As Epístolas de João. RJ: CPAD, 2006

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_202305_03.pdf

https://www.estudantesdabiblia.com.br/licoes_cpad/2009/2009_03_12.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário