Amós 1.1 “As palavras de Amós, que estava entre os pastores de Tecoa, as quais viu a respeito de Israel, nos dias de Uzias, rei de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, dois anos antes do terremoto. “
“As palavras de Amós, que estava entre os pastores de Tecoa, as quais
viu a respeito de Israel, “
O significado do nome Amós é
provavelmente “aquele que carrega fardos” ou “carregador de fardos”. O livro contém
muitos fardos de julgamentos ou calamidades que o profeta transmitiu a Israel.
Amós não era procedente da classe
rica e aristocrática, empoleirada no poder, mas oriundo das toscas montanhas de
Tecoa, aldeia situada a 17 quilômetros ao sul de Jerusalém, na Judéia. Não foi
ordenado oficialmente como profeta, nem tinha assistido à escola dos mesmos;
seu único motivo para pregar foi uma chamada divina (7:14, 15).
Amós era pastor de ovelhas e
agricultor “boieiro e cultivador de sicômoros” (7.14), homem de pele bronzeada,
de caráter robusto, de voz retumbante, de profundo conhecimento da realidade do
mundo ao seu redor. A linguagem de Amós não era muito refinada também: ele
chamou as mulheres ricas da cidade de “vacas״, uma linguagem pouco ortodoxa
para aqueles dias. Mas foi esse homem que Deus escolheu para trazer um duro
juízo contra a sociedade israelita corrupta e injusta.
Amós nos mostra que Deus se
utiliza de quem Ele quer, e que Ele pode se utilizar de pessoas que, dentro dos
nossos padrões, não seriam enquadradas como adequadas a certas funções. Deus
escolhe as coisas tolas do mundo para confundir as sábias. Que Deus continue
humilhando os poderosos e exaltando os humildes. Deus conhece o homem certo, no
tempo certo, para o lugar certo.
“... nos dias de Uzias, rei de
Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, dois anos antes do
terremoto. “
Isso mostra que ele viveu na
mesma época de Oseias e Isaías. Ele era de Tecoa, na Judeia, mas Deus o enviou
para profetizar em Samaria, no reino do Norte. Miqueias é também dessa época,
mas começou suas atividades um pouco depois dos três primeiros, pois Uzias não
é mencionado: ‘nos dias de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá’ (1.1).
O texto de Amós dá uma data
precisa a sua missão de pregação em Betei: “[...] dois anos antes do terremoto”
(1.1), isto é, aquele terremoto severo na época de Uzias, que, séculos mais
tarde, ainda não fora esquecido “e fugireis assim como fugistes de diante do
terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor meu Deus, e todos
os santos contigo” (Zacarias 14.5).
Stanley Ellisen comenta sobre
esse terremoto nestes termos: O grande terremoto de Amós 1.1 foi evidentemente acompanhado
de um eclipse solar, conforme está sugerido em Amós 8.8-10. Segundo os
astrônomos, esse eclipse ocorreu em 15 de junho de 763 a.C. A profecia sobre
Israel foi proferida dois anos antes, em 765 a.C., e escrita algum tempo depois
do terremoto. Este foi tão violento que Zacarias se referiu a ele 270 anos mais
tarde (Zc 14.5).
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
14/02/2024
FONTES:
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Os Doze Profetas Menores.
Rio de Janeiro: CPAD, 2012.
LOPES, Hernandes Dias. Amós: um clamor pela justiça social.
São Paulo: Hagnos, 2007.
PEARLMAN, Myer. Através da Bíblia — livro por livro. 5. ed.
São Paulo: Editora Vida, 1978.
Ellisen, Stanley a . Conheça melhor o Antigo Testamento.
Editora Vida. Florida. 1991.
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