Obadias 1.1 “Visão de Obadias: Assim diz o Senhor DEUS a respeito de Edom: Temos ouvido a pregação do SENHOR, e foi enviado aos gentios um emissário, dizendo: Levantai-vos, e levantemo-nos contra ela para a guerra. “
Com apenas 21 versículos, Obadias
é o livro mais curto do Antigo Testamento. Excetuando-se a introdução, o seu
estilo é poético. O tema do livro é o julgamento divino contra Edom. Obadias,
porém, não é o único profeta incumbido de anunciar a condenação dos filhos de
Esaú (Isaías 21.11,12; Jeremias 49.7-22; Ezequiel 25.1-14; Amós 1.11,12; Malaquias
1.2-5).
“Visão de Obadias: Assim diz o Senhor DEUS a respeito de Edom: “
O livro começa com a expressão
“Visão de Obadias”. A palavra hebraica para “visão”, é termo genérico para
designar a comunicação divina. Era a palavra comumente empregada no Antigo
Testamento para designar uma revelação de Deus.
A. R. Crabtree diz que visão significa
“a palavra”, “o oráculo” e “a mensagem do Senhor” que o profeta inspirado
recebe diretamente do Senhor.
A visão não nasceu no coração do
profeta, mas na mente de Deus. Não se trata de uma visão mística, mas de uma
mensagem recebida do céu para ser anunciada na terra. Assim como Isaías (Isaías
1.1), Miquéias (Miqueias 1.1), Naum (Na 1.1) e Habacuque (Hc 1.1).
O nome Obadias significa “servo
do Senhor” ou “adorador de Iavé”, uma indicação de que ele era filho de pais
piedosos. Fora isso nada mais se sabe sobre Obadias. Ellisen, escritor e
pesquisador do Antigo Testamento, defende que esse era “um nome comum no Antigo
Testamento, semelhante a Onésimo no Novo Testamento ou Abdulá em árabe”. Sabe-se
que ele estava na cidade de Jerusalém quando os edomitas participaram do ataque
contra a cidade e maltrataram os sobreviventes dessa investida invasora.
Obadias traz sua profecia contra os
descendentes de Esaú, os edomitas. Os “irmãos” dos israelitas seriam duram ente
julgados pela forma com que os trataram quando estavam sendo atacados pelos
invasores.
Esse tratamento desprezível dado
ao povo de Deus em um momento em que estavam vulneráveis foi motivo suficiente
para que Deus declarasse a queda de Edom. Os muitos pecados de Israel foram o
motivo de seu exílio e da perda temporária de sua nação. Mas isso não era
motivo para que Edom aproveitasse a situação e colocasse em prática seu
desprezo pelos israelitas, tratando-os com malignidade.
“Temos ouvido a pregação do
SENHOR, e foi enviado aos gentios um emissário, dizendo: Levantai-vos, e
levantemo-nos contra ela para a guerra. “
O mensageiro do Senhor entende a
visão e sabe distingui-la do seu próprio pensamento ou imaginação. Reconhece também
a vocação de transmitir a mensagem divina ao seu povo. Assim, o profeta
enfatiza fortemente que o que ele tem a dizer procede do Senhor.
A fonte da mensagem é Javé Senhor,
o Deus da aliança com Israel, que é Senhor e soberano sobre todas as nações.
Essa era a maneira comum de Deus dirigir-se aos profetas.
Conforme descrição de Warren
Wiersbe, Deus disse a seu servo que um embaixador de uma nação aliada de Edom estava
visitando outras nações para convencer seus líderes a unir forças e atacar
Edom. Na verdade, o Senhor é que havia ordenado essa mudança política, e aquilo
que parecia ser apenas mais uma visita diplomática era na verdade a execução do
juízo de Deus contra Edom.
O profeta alude a uma liga de
nações que se levantaria contra Edom. “Todos os teus aliados te levaram para
fora dos teus limites” (Ob 7). Isaltino Filho é pertinente quando escreve:
A ideia de que Deus comanda a
história e a faz caminhar na direção de sua vontade final é muito forte nos
profetas [...]. Obadias vai mostrar como Deus conduz a história. Não se trata
de um ocasional evento histórico o que vai acontecer com Edom. N ão está se
tratando meramente de nações contra nações, mas de um ato planejado da parte de
Deus [...]. Obadias nos ensina que nenhum a nação pode sentir-se segura só
porque tem um exército poderoso ou pode pensar que se manterá indefinidamente
como poderosa. Um olhar pela história mostra que grandes e bem armadas nações
desapareceram [...]. A arrogância de Edom teria fim. A arrogância de nações
belicamente invencíveis terá fim, se não compreenderem a soberania de Deus e se
não se submeterem aos seus propósitos.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
14/02/2024
FONTES:
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Os Doze Profetas Menores.
Rio de Janeiro: CPAD, 2012.
LOPES, Hernandes Dias. Amós: um clamor pela justiça social.
São Paulo: Hagnos, 2007.
PEARLMAN, Myer. Através da Bíblia — livro por livro. 5. ed.
São Paulo: Editora Vida, 1978.
Ellisen, Stanley A. Conheça melhor o Antigo Testamento.
Editora Vida. Florida. 1991.
WIERSBE, Warren W. Wiersbe – Antigo Testamento – Volume I.
São Paulo: Geográfica, 2009.
CRABTREE, A. R. Profetas menores: comentário sobre os livros
de Joel, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum e Habacuque. Rio de Janeiro: JUERP,
1971.
COELHO FILHO, Isaltino Gomes. Os profetas menores. Rio de
Janeiro: JUERP, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário