Tiago 3.2 “Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.”
“Porque todos tropeçamos em muitas coisas.”
Aqueles a quem foi dado o “dom” de ensino têm uma terrível responsabilidade pelo exercício deste dom na instrução das pessoas na fé. Estes estão diante de um grande perigo de julgamento, visto que a principal ferramenta de seu ministério, a língua, é a parte de controle mais difícil no corpo. Até o historiador judeu Flávio Josefo emitiu uma opinião sobre esse assunto. Ele defendeu que a cabeça da serpente deveria ser esmagada (Gênesis 3:15) porque é da cabeça que emana a fala. Foi pela fala que a serpente enganou Eva.
A fim de acentuar o perigo peculiar que a língua representa, Tiago primeiro admite a preponderância do pecado: “Porque todos tropeçamos em muitas coisas”. O verbo usado por Tiago para indicar o fracasso espiritual tanto no judaísmo como no Novo Testamento (Tiago 2.10; Romanos 11.11). Ele pode sugerir pecados de natureza “pequenos” ou inconscientes. Mas é provável que a ênfase de Tiago não esteja no número de pecados, mas na variedade deles.
“Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.”
Tiago diz que, em contraste com isso, existe uma forma na qual todos pecamos com a língua. Tiago não é o primeiro a destacar o falar impuro como pecado. Provérbio tem uma grande preocupação em afirmar a importância e a força das palavras (Provérbios 10.8; 11; 16.27-28; 18.7-8).
Tiago se expressa de modo positivo: a pessoa que não tropeça no falar é perfeito varão, capaz de refrear também todo o seu corpo. O argumento é este: quem consegue fazer o que é mais difícil (controlar a língua) certamente conseguirá fazer o que é menos difícil. É muito difícil controlar a boca; ela é tão dada a expressar aquilo que é falso, calunioso, cortante, que a pessoa que a mantém sob controle, com certeza, tem a capacidade de dominar outros membros menos indóceis do corpo.
Tiago continua a se incluir em suas censuras (todos tropeçamos em muitas coisas), neste versículo ele ainda pode estar pensando especificamente nos mestres. Mas o restante da passagem não faz referência a mestres, e certamente a advertência de Tiago a respeito da língua tem uma aplicação geral. Assim, é provável que Tiago pretenda incluir todos os seus leitores nesse verso, pois este é um problema que afeta a todos na igreja.
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
20/10/2025
FONTES:
QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
MOO, Douglas J. Tiago - Introdução e Comentário. São Paulo: Vida Nova, 1990.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_202210_03.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário