sábado, 26 de abril de 2025

Ezequiel 34:2

Ezequiel 34:2 “Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?”

 

“Filho do homem,”

Na primeira vez em que Deus se dirige ao profeta Ezequiel, não o chama pelo nome, mas usa a expressão em hebraico (ben ʾadam), literalmente, “filho do ser humano” (2.1), para identificá-lo como homem entre os seres celestiais. A partir desse versículo, o título reaparece mais 92 vezes ao longo do livro. Nenhum outro profeta é chamado assim. Essa expressão reaparece em Daniel, mas não é usada para se referir a algum profeta (Daniel 8.17).

“Filho do homem” se tornou um título messiânico e, quando usado para designar Jesus, deixa clara a sua humanidade. Esse título em Jesus vem acompanhado de artigo, pois Jesus é o Filho de Deus e, ao mesmo tempo, o Filho do homem, e revela ser ele um ser humano terreno quanto um ser divino (Romanos 1.1-4; 9.4, 5).

Jesus usou freqüentemente esse título às vezes para apontar o seu vínculo com o mundo perdido: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” (Lucas 19.10); em outras ocasiões, para apontar a sua condição celestial: “Ora, ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que de lá desceu, o Filho do Homem” (João 3.13).

 

“... profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores:

As Escrituras revelam Deus como pastor do seu povo, mas isso se aplica também aos líderes Não é incomum, nem no Antigo Testamento nem em outros escritos do antigo Oriente Próximo, ver governantes designados como pastores (Isaías 44:28; Jeremias 2:8). Moisés e Davi recebem esta descrição (Isaías 63:11; SaImos 78: 70-71) e, não sem relevância, estes dois homens receberam sua chamada à liderança enquanto realmente serviam como pastores de rebanhos.

A palavra “pastor” sugere a liderança e o cuidado, e era, portanto, uma metáfora apropriada para se usar no caso de monarcas hereditários que, doutra forma, poderiam pensar somente em termos de dominar seu povo. Deus aqui manda o profeta Ezequiel profetizar contra os líderes da sua época.

A história israelita demonstra quão raramente foi atingido este ideal de liderança responsável, e Ezequiel estava especialmente consciente dos fracassos dos últimos reis antes do exílio (Ezequiel 19:1-14; 21:25). É por isso que, antes de prometer acerca da boa liderança do porvir, faz um ataque causticante contra a ganância e o egoísmo dos líderes do passado.

 

“Assim diz o Senhor Deus:”

Essa fórmula é a chancela de autoridade espiritual muito comum nos profetas de Israel: “assim diz Senhor”, como também “veio a palavra do Senhor a (...)”, ou “veio a mim a palavra do Senhor”. Essas expressões aparecem muitas centenas de vezes no Antigo Testamento. Não se trata, pois, de idéias humanas nem de um pensamento de um profeta, mas, sim, como porta-vozes de Deus, recebem dele os oráculos e os transmitem ao povo como lhes foram confiados: “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1.21).

A autoridade deles não está restrita apenas aos seus escritos que hoje compõem as Escrituras Sagradas, mas se estende à pessoa, pois, em vida, quando inspirados falavam da parte de Deus ao povo.

 

“Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?”

Deus declara estar contra os pastores. Pois eles haviam fracassado nas suas responsabilidades. Eles só “cuidavam de si mesmos”. Essa era uma das denúncias contra as autoridades civis e religiosas de Jerusalém que empregavam todo o seu esforço em benefício próprio ao invés de proteger o povo e prover as condições para o bem-estar espiritual e econômico dos seus cidadãos.

Eles deixaram de lado a função pela qual foram constituídos: “Não devem os pastores apascentar as ovelhas?”. Por conta disso, apesar de reinarem sobre a providência divina não teriam permissão para continuar reinando; o rebanho seria removido dos seus cuidados, e eles seriam depostos do seu cargo.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR 
01/5/25

FONTES:

CABRAL, Elienai. E o Verbo se fez Carne – Jesus sob o olhar do apóstolo do amor. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

TAYLOR, John B. Ezequiel introdução e comentário. São Paulo: Mundo Cristão, 1984.

SOARES, Esequias e Daniele. A Justiça Divina – A preparação do povo de Deus para os últimos dias no Livro de Ezequiel. Rio de Janeiro: CPAD 2022.

https://textoaureoebd.blogspot.com/2024/01/ezequiel-72.html

https://textoaureoebd.blogspot.com/2024/01/joao-1011.html

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