Atos 16.31 “E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. ”
“E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. ”
Quando o carcereiro viu a porta da prisão aberta depois do terremoto, seu primeiro impulso foi tirar a própria vida (v.27). Assim, evitaria a degradação pública seguida pela pena de morte. De acordo com a lei romana, o carcereiro que deixasse escapar a presa era submetido à pena de seu prisioneiro (Atos 12.18-19). Mas Paulo gritou para que não se matasse, pois, todos os prisioneiros ainda estavam ali (v. 28).
Então, o carcereiro lembrando os maus tratos que ele mesmo dera aos dois servos de Deus, com peso na consciência ele agora com temor os pergunta: “Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?” (v.30). O carcereiro quis ser preservado da ira do Deus a quem Paulo servia. O Deus que sacudira a terra. O terremoto despertou na consciência do carcereiro a lembrança da maldade de sua vida.
Não se sabe bem o que o carcereiro quis dizer com a sua pergunta sobre a salvação. Teria ouvido a pregação de Paulo e Silas? Teria ouvido a adivinha declarar que esses homens proclamavam o caminho da salvação? Independentemente do que o carcereiro quis dizer com tais palavras, elas proporcionaram a abertura perfeita para Paulo e Silas que responderam: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua casa”.
O que significa crer no Senhor Jesus Cristo? É crer em fatos concernentes a Cristo (1 Coríntios 15.1-8). O Cristianismo é uma religião baseada em eventos reais e históricos que ocorreram há mais de 19 séculos. Essa salvação só é operada através de Cristo. Perante o Sinédrio, Pedro já enfatizara isso: “porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (4:12). O carcereiro só poderia ser salvo por intermédio de Jesus.
Às
vezes, as pessoas imaginam por que o carcereiro não recebeu a mesma resposta
que foi
dada aos judeus no Pentecostes, quando perguntaram o que fazer (Atos 2:37): “Arrependei-vos,
e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão dos
vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Ato 2:38). Alguns
podem perguntar por que ele não recebeu a mesma resposta dada a Saulo, quando
perguntou: “Que farei, Senhor?” (Ato 22:10); a saber: “Levanta-te, recebe
o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele” (Ato 22:16).
Fazer algo em nome de Jesus, ou invocar o nome de Jesus, pressupõe que se saiba quem é Jesus e se creia nele. O carcereiro não tinha esse conhecimento; ele não tinha essa fé. Se lhe dissessem para fazer algo “em o nome de Cristo”, como o cego, ele perguntaria: “Quem é... para que eu nele creia?” (João 9:36).
A princípio, os missionários dão ao carcereiro o evangelho em poucas palavras: A salvação é somente pela fé em Jesus. Então eles falam a palavra do Senhor a todos os membros da casa do carcereiro (v.32). Eles explicam quem é Jesus e como a pessoa pode ser salva crendo nele como Senhor. Da mesma maneira que o carcereiro fez, sua família põe a fé e confiança em Jesus.
A promessa de salvação para sua casa não significa que uma pessoa possa crer por outra. Antes, a salvação está disponível à sua família nos mesmos termos que ao carcereiro. As relações de parentesco oferecem circunstâncias favoráveis ao evangelismo.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
12/12/2024
FONTES:
RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200203_01.pdf
HARRISON, Everret F; PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1990.
ARRINGTON French L; STRONSTADRoger. Comentário Bíblico Pentecostal – Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário