sábado, 24 de agosto de 2024

Salmo 5.11

 

Salmo 5.11 “Porém alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome.”

 

 Porém alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente,”

O salmista está fazendo uma descrição do povo de Deus e ora por eles, concluindo com a garantia da sua bênção, da qual ele nunca duvidou. Eles são os justos (v. 12), já que eles confiam em Deus, estão seguros nele no que se refere ao seu poder e auto-suficiência. A sua oração por eles é: “Alegrem-se todos os que confiam em ti” e se regozijem, pois não faltam motivos.

O salmista pede que eles sejam cheios de alegria, de uma grande e indescritível alegria; que eles clamem por alegria, uma alegria constante e perpétua; que eles “exultem eternamente”: “Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação” (Habacuque 3.18).

A alegria é um privilégio do crente: ”Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos” (João 17.13), dotado do fruto do Espírito.

 

“... porquanto tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome.”

Ele ora para que eles se regozijem “porquanto tu os defendes”, os cobrindo com tua proteção. Deus disse a Israel: “Mas se diligentemente ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários” (Êxodo 23.22).

Talvez aqui tenhamos uma alusão ao pilar de nuvem e fogo, que para Israel era um sinal visível da presença especial de Deus entre eles e da proteção especial que eles tinham: “E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite” (Êxodo 13.21).

Quando os nossos inimigos forem destruídos, a nossa alegria estará completa, pois nos gloriaremos. Nossos inimigos sempre riem primeiro e choram depois. Nós choramos agora, mas nos alegraremos para sempre. Quando eles uivarem, nós exultaremos. Considerando que eles gemerão eternamente, nós exultaremos de alegria eternamente: “E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna” (Mateus 25.45).

Devemos aprender a orar com Davi, não apenas por nós, mas também pelos outros, por todas as pessoas que amam e confiam no seu nome. Paulo instruiu os Efésios: “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos” (Efésios 6.18).

 

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
24/8/2024

FONTES:

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

SPURGEON, Charles. Os Tesouros de Davi – Volume I. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry - Jó a Cantares. Rio de Janeiro CPAD, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário