sábado, 24 de agosto de 2024

Ester 6.1

 

Ester 6.1 “Naquela mesma noite fugiu o sono do rei; então mandou trazer o livro de registro das crônicas, as quais se leram diante do rei.”

 

Naquela mesma noite fugiu o sono do rei;”

Na mesma noite em que a rainha Ester havia pedido ao rei Assuero para lhe oferecer um banquete a ele e a Hamã: “Se parecer bem ao rei, venha hoje com Hamã ao banquete que lhe tenho preparado” (Ester 5.4).

Na mesma noite em que Hamã havia se reunido na sua casa com seus amigos e Zeres, sua mulher. E sido aconselhado por Zeres a preparar uma forca com cinqüenta côvados de altura para ser enforcado Mardoqueu, pois mais uma vez não lhe havia se inclinado a ele: “Então saiu Hamã naquele dia alegre e de bom ânimo; porém, vendo Mardoqueu à porta do rei, e que ele não se levantara nem se movera diante dele, então Hamã se encheu de furor contra Mardoqueu” (Ester 5.9).

Fugiu o sono do Rei. Possivelmente sentia o rei ansiedade para com o pedido de Ester ou talvez excessos de vinho no banquete mantivessem o rei Xerxes acordado aquela noite. A rainha Ester após o banquete solicitou que o rei e Hamã viesse novamente no outro dia para um segundo banquete: “Se achei graça aos olhos do rei, e se bem parecer ao rei conceder-me a minha petição, e cumprir o meu desejo, venha o rei com Hamã ao banquete que lhes hei de preparar, e amanhã farei conforme a palavra do rei” (Ester 5.8).

Mas, acima de tudo, foi a providência de Deus. Sua insônia é uma das “coincidências” tramadas por Deus para realizar o livramento dos judeus.

 

“... então mandou trazer o livro de registro das crônicas, as quais se leram diante do rei.”

Por ter fugido o seu sono o rei Assuero solicitou que lessem para ele o livro de registro das crônicas para aproveitar o tempo ocioso. Um dos servos do rei trouxe o livro e este foi lido diante do rei.

Poderíamos até presumir que essas crônicas geralmente tediosas e maçantes, induziriam o sono do rei. Neste caso, porém, um certo acontecimento lhe chamaria a atenção. O acontecimento registrado no livro das crônicas lido perante o rei foi o caso da sedição de Bigtã e Teres e quem havia denunciado E veio isto ao conhecimento de Mardoqueu, e ele o fez saber à rainha Ester; e Ester o disse ao rei, em nome de Mardoqueu. E inquiriu-se o negócio, e se descobriu, e ambos foram pendurados numa forca; e foi escrito nas crônicas perante o rei” (Ester 2.22-23).

O fato de o rei ter deixado de honrar alguém que o havia salvado era uma séria omissão que precisava sem dúvida ser reparada.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
24/8/2024

FONTES:

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201803_07.pdf

HARRISON, Everret F; PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1990.

 BALDWIN, Joyce G. Ester – Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário