Tito 2.4 “Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,”
“Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes,”
Embora as mulheres devam se submeter aos homens em situações de ensino, as mulheres mais velhas podem ser uma grande bênção para as jovens estudando e partilhando com elas a verdade. Mulheres como Ana (Lucas 2:36–38) e Lóide (2 Timóteo 1:5) e Priscila (Atos 18:24–26) foram extremamente úteis no amadurecimento de almas para o Salvador.
Mulheres piedosas, o Senhor sabia, ajudariam a espalhar o reino como o fermento na massa: “É semelhante ao fermento que uma mulher, tomando-o, escondeu em três medidas de farinha, até que tudo levedou” (Lucas 13:21).
Elas devem ensinar as mais jovens a serem prudentes. A palavra grega para “prudente” descreve uma pessoa que tem domínio próprio, autocontrole, bem como a idéia de controlar os desejos e impulsos. É a pessoa que domina suas paixões em vez de ser dominada por elas. É a pessoa que está com o leme da vida em suas mãos e não alguém desgovernado nos mares revoltos da vida.
“... a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,”
As mulheres jovens devem “amar” seus maridos e filhos. Na antigüidade, entre os pagãos e os judeus igualmente, estas virtudes-gêmeas eram consideradas á glória do caráter das mulheres jovens, e freqüentemente são mencionadas nas inscrições funerárias. Conforme. o epitáfio, freqüentemente citado, dos tempos de Adriano, numa lápide achada em Pérgamo, na Mísia: “Julius Bassus. . . à sua dulcíssima esposa, dedicada ao seu marido e dedicada aos seus filhos.”
Uma esposa e mãe também deve ser uma amiga. Ela deve se deleitar genuinamente em passar momentos com o marido e os filhos. A família é abençoada quando as ações feitas para o marido e os filhos são feitas com prazer.
Paulo deu várias instruções para o marido amar a esposa da mesma forma que Cristo ama a igreja (Efésios 5.25-33; Colossenses 3.19). Em todas as ocasiões, a palavra grega usada é ágape, o amor incondicional, sacrificial. Porém, quando a Bíblia fala que a mulher deve amar o marido e os filhos, usa o amor philéo.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
11/7/2024
FONTES:
QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
LOPES, Hernandes Dias. Tito e Filemom; doutrina e vida, um binômio inseparável. São Paulo: Hagnos, 2009.
KELLY, John N. D. I e II Timóteo e Tito: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova e Editora Mundo Cristão, 1983.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200401_07.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário