sábado, 6 de julho de 2024

Provérbios 20.11

 

Provérbios 20.11Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra é pura e reta.”

 

Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações,”

Esse versículo é muito importante, pois, ele revela o interesse de Deus nas crianças, como tais, e não apenas como futuros adultos: “Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus” (Marcos 10.14).

Desde bem cedo na vida o menino ou a menina revelam o veneno que trazem na sua natureza. Pode ser inconsciente, mas revela o que não entendem. Isso nos leva a ver que há um mal em a natureza humana que só um remédio específico pode curar: o sangue de Jesus:” Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim” (Salmo 51.2-3).

Ronald Knox defende essa interpretação: “Mesmo ao brincar se dá a conhecer” (Knox). Esta é atraente, pois dá razão de ser à ordem das palavras, e é um significado que faz pensar.

Logo poderemos ver qual é o seu temperamento, e para que lado a sua inclinação as leva conforme a sua constituição. Os filhos não aprenderam a arte de dissimular e esconder a sua tendência, como os adultos.

 

 

 “... se a sua obra é pura e reta.”

A árvore se conhece pelos seus frutos (Mateus 7.16), ao homem, por suas obras; até uma árvore jovem, por suas primícias, uma criança por suas coisas infantis, quer o seu trabalho seja somente aparentemente bom ou justo, isto é, verdadeiramente bom: “Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito” (Provérbios 16.2).

Desde cedo as crianças devem ser induzidas por palavras e exemplo a fazerem o que é reto; caso não o fizerem, ainda não é tarde para corrigi-las. Afinal até Deus nos corrige: “Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem” (Provérbios3.12)

Os pais então devem observar seus filhos, para que possam descobrir a sua disposição e o seu talento, e administrá-los e dispor deles, de maneira apropriada, martelar o prego que entra corretamente e extrair o que entra errado. Nisto, a sabedoria é útil, para orientar.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
9/7/2024

FONTES:

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

Biblía de estudo Shedd. São Paulo: Vida Nova, 1998.

MESQUITA, Antônio Neves. Estudo no Livro de Provérbios — princípios para uma vida feliz. Rio de Janeiro: JUERP, 1979.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Poéticos. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

KIDNER, Derek. Provérbios Introdução e Comentário – Série Cultura Bíblica. Mundo Cristão

Uma Nova Tradução (para o Inglês) do Antigo Testamento, tirada da Vulgata Latina por Ronald A. Knox, 1949.

Nenhum comentário:

Postar um comentário