Salmo 27.14 “Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o
teu coração; espera, pois, no Senhor.”
“Espera no Senhor, anima-te,”
“Espera no Senhor” - O salmista exorta a si mesmo a depender do Senhor pelo fato de que ele nunca falhou em suas promessas. A palavra hebraica para esperar significa, na verdade, ter esperança. Ter esperança em Deus é esperar por Sua ação em Seu tempo propício: “Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão” (Isaías 40.31). Espera à porta do Senhor com oração. Espera aos seus pés com humildade. Espera à sua mesa com serviço. Espera à sua janela com expectativa.
Consola-te, segura com firmeza (septuaginta), porta-te vigorosamente ou deixa-te como homem, cuja palavra o apóstolo Paulo usou em 1 Coríntios 16.13: “Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos”. Estas são palavras de encorajamento contra o desleixo, o medo, o desânimo de coração ou outras fraquezas.
“Anima-te” - Este é o lema do soldado. Seja o meu também. Sempre precisamos de ânimo e, para o seu exercício, temos tanta razão quanto necessidade, se formos soldados do Rei Jesus. As palavras de encorajamento são reminiscentes das palavras de Moisés a Josué: “Esforça-te e anima-te; porque com este povo entrarás na terra que o Senhor jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la” (Deuteronômio 31:7), da comissão de Deus a Josué: “Esforça-te, e tem bom ânimo” (Josué 1:6, 7, 9, 18) e das palavras de Josué ao povo: “Não temais, nem vos espanteis; esforçai-vos e animai-vos; porque assim o fará o Senhor a todos os vossos inimigos, contra os quais pelejardes” (Josué 10:25). A história da redenção não terminou com a Conquista. Continua enquanto o povo de Deus “esperar no Senhor” e fazer a sua vontade.
“... e
ele fortalecerá o teu coração;”
Como o agricultor que espera pacientemente a semente germinar e a safra amadurecer, os crentes devem esperar com paciência no Senhor que certamente os libertará e julgará seus opressores. Enquanto esperam, eles precisam “fortalecer” seus corações: "Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima" (Tiago 5.8). Sendo o coração fortalecido, o mecanismo inteiro da humanidade estará cheio de poder. O coração forte torna o braço forte.
“Espera, pois, no
Senhor.”
Na palavra “pois”, Davi coloca o seu selo particular nas palavras que, como homem inspirado, ele fora movido a escrever. É o seu testemunho como também o mandamento de Deus. De fato, este que escreve estas notas parcas descobriu por experiência que estas palavras são tão doces, tão reanimadoras, tão proveitosas para aproximar-se de Deus que por conta própria ele também se sente preso a escrever: “Espera, pois, no Senhor”.
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
29/7/2024
FONTES:
QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.SPURGEON, Charles. Os tesouros de Davi – Volume 3. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.
MOO, Douglas J. Tiago - Introdução e Comentário. São Paulo: Vida Nova, 1990.
Nenhum comentário:
Postar um comentário