29 DE JULHO DE 2024
O CASAMENTO COMO INSTITUIÇÃO DIVINA FUNDAMENTAL
Hebreus 13.4 ”Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.”
“Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula;”
O matrimonio ou casamento deve ser estimado por todos. Ele não é apenas um pedaço de papel. Ele deve ser venerado (digno de honra) porque Deus o instituiu no Éden depois de concluir que não era bom para o homem que estivesse sozinho (Genesis 2.18).
A Adão Deus deu Eva a quem ele chamou de osso dos meus ossos e carne da minha carne (Genesis 2.23).
O próprio Deus oficializou esta união e nos e nos deixou uma ordenança: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gênesis 2:24).
O casamento não deve ser negado a quem o Senhor não negou: “Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe” (Mateus 19:12). Era através do matrimonio que se cumpria a primeira comissão: ‘E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra” (Gênesis 1:28).
Leito sem mácula sugere que a união de marido e mulher conserva-os puros e castos diante de Deus. E eles demais devem se envergonhar da sua condição, pois ela as protege da impureza sexual: “Mas, por causa da fornicação, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido” (1 Coríntios 7:2).
“... porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.
“Aos que se dão em prostituição” (porneia) – Ato sexual com uma prostituta. Porém o termo grego é mais amplo e inclui um grande leque de irregularidades sexuais proibidos pela lei. Como atos incestuosos e homossexualidade, pornografia e masturbação.
“Adúlteros” – Aqueles que violam seus votos matrimoniais. Paulo diz que somos livres para casar com quem quisermos contanto que seja no Senhor. Adultério é única condição de Cristo para o divorcio. Apesar de Deus odiar o divorcio: “Porque o Senhor, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o Senhor dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais” (Malaquias 2:16).
“Deus os julgará” Os que de maneira leviana desrespeitar o casamento podem até escapar do julgamento dos homens, mas, se não se arrependerem, jamais escaparão do julgamento de Deus: “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10:31). Foi determinado um dia para o juízo final, o dia do acerto de contas!
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
7/7/2023
HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Atos a Apocalipse. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.
http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201408_08.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário