domingo, 2 de junho de 2024

Salmo 16.10

 

Salmo 16.10 “Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.”

 

Pois não deixarás a minha alma no inferno,”

Mesmo após a morte, Davi esperava ver a face do Senhor. Por isso Ele podia se submeter à experiência da morte na esperança de que Deus não abandonaria a sua alma na morte (Sheol), uma vez que Deus é o Deus dos vivos. Sheol aqui, como Hades no Novo Testamento, significa o estado dos mortos, o estado separado das almas depois da morte, o mundo invisível das almas. Apesar do termo, alguns preferem traduzir por "sepultura", por harmonizar com o contexto imediato.

Apesar do V.T. não revelar plenamente a vida após a morte, Davi estava confiante que Deus lhe mostraria os caminhos da vida e lhe proporcionaria a plenitude da alegria da presença divina mesmo depois da morte.

No salmo, Davi falou na primeira pessoa; por isso parecia falar de si mesmo. Os judeus, contudo, entendiam que havia tal proximidade entre Davi e seu herdeiro, que ele, muitas vezes, usava a primeira pessoa ao falar do Messias. A questão sempre era se ele se referia a si mesmo ou ao Messias nesse salmo.

Pedro pregou que Davi quando escreveu não falava dele mesmo, mas de Cristo, seu herdeiro que havia ressuscitado e que ele havia sido testemunha: “Sendo, pois, ele profeta e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono, nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no Hades, nem a sua carne viu a corrupção” (Atos 2.30-31).

Com sua morte Cristo desceu a sepultura. Pois foi sepultado no túmulo de José de Arimatéia: “Chegou José de Arimatéia, senador honrado, que também esperava o reino de Deus, e ousadamente foi a Pilatos, e pediu o corpo de Jesus. E Pilatos se maravilhou de que já estivesse morto. E, chamando o centurião, perguntou-lhe se já havia muito que tinha morrido. E, tendo-se certificado pelo centurião, deu o corpo a José; O qual comprara um lençol fino, e, tirando-o da cruz, o envolveu nele, e o depositou num sepulcro lavrado numa rocha; e revolveu uma pedra para a porta do sepulcro”(Marcos 15.43-46).

Pedro confirmando as palavras de Jesus: “Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra” (Mateus 12.40). Afirmou que ele desceu aos espíritos em prisão da época de Noé: “No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão” (1 Pedro 3.19). Disso testemunha também o apóstolo Paulo: “Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas” (Efésios 4.10). Sua alma não permaneceu no Sheol.

 

“... nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.”

Davi dificilmente usaria o termo “Santo” para referir-se a si mesmo, sobretudo após seu pecado com Bete-seba. Pedro, porém, usou outra abordagem: “Irmãos, seja-me permitido dizer-vos claramente a respeito do patriarca Davi que ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo permanece entre nós até hoje” (Atos 2.29).

O túmulo de Davi era uma imagem familiar a todos em Jerusalém; era o único túmulo dentro da cidade, e muitas pessoas passavam por ele diariamente. Era óbvio que Davi havia visto a corrupção. Paulo também cita esse versículo e afirma isso: “Por isso também em outro salmo diz: Não permitirás que o teu santo veja corrupção. Porque, na verdade, tendo Davi no seu tempo servido conforme a vontade de Deus, dormiu, foi posto junto de seus pais e viu a corrupção. Mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção viu (Atos 13.35-37).

Conseqüentemente, Davi não estava falando de si mesmo, então tinha de ser ao Messias. Disse Pedro que Davi sendo profeta e sabendo que Deus lhe havia jurado que um dos seus descendentes se assentaria no seu trono (2 Samuel 7:8–17), prevendo isso, referiu-se à ressurreição de Cristo , que nem foi deixado na morte, nem o seu corpo experimentou corrupção (vv. 30, 31) . Ou seja, o corpo de Cristo de maneira impar e singular não sofreu decomposição.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
7/6/2024

FONTES:

HARRISON, Everret F; PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1990.

PEARLMAN, Myer. Atos: e a Igreja se Fez Missões. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.

STOTT, John R. W. A Mensagem de Atos: Até aos Confins da Terra, São Paulo: ABU, 1994.

SPURGEON, Charles. Os Tesouros de Davi – Volume I. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200109_06.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário